x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 831

calculo de horas extras

Alan Paiva

Alan Paiva

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:00

Boa tarde,
Determinado funcionário trabalhou em um determinado mês 192 horas, minha duvida é a seguinte:
Nesse mês de trabalho teve ocasião em que ele trabalhou 9 horas em um dia e em outras trabalhou 10 horas. Quero saber se tenho que calcular horas extras para esse funcionário nos dias em que ele trabalhou alem das 8 horas diárias ou se ele só terá horas extras no caso em que ele exceda as 220 horas mensais?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:06

Olá Alan

É preciso analisar para qual horário de trabalho o empregado foi contratado.
Se por exemplo, foi contratado para trabalhar das 8h as 17h, e em determinado dia trabalhou até as 18h, fará jus a 1 hora extra.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Alan Paiva

Alan Paiva

há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:25

Imaginamos que ele tenha sido contratado para trabalhar das 8h as 17h, isso significa que em todos os dia que por ventura ele venha a trabalhar alem das 17hs será computado horas extras ? Mesmo que a somatoria de horas trabalhadas por ele não ultrapassem 220 horas mensais? O calculo de horas extras será feito por dia e não pelo montante total de horas trabalhadas no mês ? desde já agradeço pela atenção

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:30

Alan

Depende da forma de contratação. Se ele for contratado para trabalhar 44 horas e ultrapassar esse limite será hora extra.
Se ele foi contratado para trabalhar 36 horas semanais e fizer mais do que isso será hora extra.
Tudo vai depender da forma que ele foi contratado.

Att,

Vânia Zaniratto

Tamires Souza

Tamires Souza

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:30

Alan Paiva,

Um contrato que estipule o horário das 8h ás 17h, o excedente deve ser pago como hora extra, a porcentagem será determinada pela convenção coletiva.

O horário deve ser cumprido, se trabalhado a menos será descontado e se trabalhado a mais deverá ser pago.

O pagamento é no montante geral do mês, soma-se as horas que ela realizou no mês e faz o pagamento junto com os demais proventos, realizando os descontos legais.

Algo mais?

Atenciosamente, Támires Souza

Pequenas atitudes geram grandes resultados!

Alan Paiva

Alan Paiva

há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 16:37

Então vejam se meu raciocínio esta certo:
Imaginamos que esse funcionário trabalhe com contrato de 44 horas semanais
Assim no mês de junho ele trabalhou do dia 1 ao dia 7(primeira semana) um total de 45 horas,
Do dia 8 ao dia 14 (segunda semana) um total de 51 horas,
O restante do mês ele trabalhou 8 horas normais
Ele terá que receber de horas extras 45-44=1 uma hora extra da primeira semana e 51-44=7 horas extras da segunda semana, que dará um total de 8 horas extras no mês correto?

Alan Paiva

Alan Paiva

há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 17:00

Agora consegui entender desculpem minha ignorância, na minha concepção o funcionário só teria horas extras se o montante de horas trabalhadas por ele no mês fosse superior a 220 horas.
Agradeço pela ajuda.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 17:09

Alan como dica sempre utilize a carga horária semanal como base.
44 horas semanais, se fez além disso, hora extra.

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade