x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 674

Acordo Coletivo

Bianca

Bianca

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 18:16

Boa tarde,

Alguém poderia esclarecer algumas dúvidas.
O acordo coletivo da categoria tem como data base 1º de Junho. Consta o reajuste de 8%.

Por exemplo:
Se o funcionário ganha R$ 1000,00 admitido em 01/05/13 reajusta ele em 8% que dará R$ 1080,00.
Se o funcionário ganha este mesmo valor porém se foi admitido em 12/2013 reajustará no percentual de 3,33% que resultará no valor de R$ 1033,30 proporcional? Ou pode ser feito o reajuste de forma integral, em 8%?

No acordo coletivo me informa o salário base da categoria sendo como R$ 1080,00 para o ano de 2014-2015.

Minha dúvida é a seguinte: Caso contrate um novo funcionário no mês de Julho, ele será registrado com o salário de R$ 1080,00, sendo o salário dele maior ao do funcionário antigo (que será reajustado de forma proporcional)?

Está certo isto? Estou fazendo muita confusão.

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 18:37

Também tenho a mesma dúvida, vamos aguardar os colegas se manifestarem, eu procedo de uma forma, mas não sei se é a correta.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 18:42

Prezada Bianca! que situação em... rs

Bom vamos ao que eu pude entender!

se o funcionário entra em 01/05/2013 ganhando R$ 1.000,00 (acredito deva ser o piso) com 8% devera ir a 1.080,00.

se o funcionário entrar em 01/12/2013 deve ser registrado com o piso salarial, ou seja o mesmo ja reajustado em 01/06 . (sendo assim ja entra ganhando 1.080,00

porem diante disso não sei se intendi perfeitamente seu questionamento, o que vale ressalvar, e que não pode haver diferença salario entre funcionários que exerção a mesma função dentro da empresa. sendo assim ele deve entrar ganhando o mesmo que os outros da determinada função!

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 12:02

Olá Bianca

Para quem opta pelo reajuste proporcional funciona assim mesmo.
Eu, sinceramente sempre faço o reajuste integral, para ambos, independente da data de admissão, já para não ocorrer essas diferenças.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Bianca

Bianca

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 12:58

Realmente por conta da diferença de valores entre o funcionário novo e o antigo.
Então deverá ser feito com o valor do piso mesmo. Porque acho injusto fazer o proporcional da um funcionário antigo e para um novo funcionário já ganhar acima dos que os demais.

Agradeço pelo retorno de vocês!!
Muito Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade