x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.131

Declaração de acompanhamento medico

Jessica

Jessica

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 11:44

Bom dia,

Gostaria de saber se são abonadas as horas que acompanhei minha filha de 2 anos ao medico.

Entenda o caso: No dia 04/07/2014, levei minha filha de anos ao hospital com febre alta, dei entra às 08h00min e saí às 09h00min, porém não tenho carro e ando de ônibus, gastei mais ou menos unas 03h:30min (nesse período de espera de ônibus para deixar ela em casa, tomar banho, almoça, esperar ônibus para ir ao trabalho) até chegar ao escritório da empresa. Porém a empresa agora esta me cobrando a diferença de horas (às 03h:30min), que segundo ela a declaração de acompanhamento medico não abona. Eles estão alegando que não podem abona o período das 03h:30min pelo simples motivo de eu não ter carro ou meio de transporte próprio. Isso pode?

Fernanda Vera Padoin

Fernanda Vera Padoin

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 11:58

Olá Jéssica, bom dia!!

Infelizmente a legislação trabalhista não disciplina quanto ao abono de faltas em virtude de atestado de acompanhamento médico (aquele que é fornecido à mãe ou ao pai que acompanha o filho até o médico), tampouco se manifesta quanto a obrigatoriedade das empresas em recepcioná-lo.

Você deve verificar com o sindicato da categoria de sua região se há disposto em CCT a aceitação de atestado por acompanhamento médico de filhos menores, pois o mesmo tende a garantir situações mais benéficas aos trabalhadores.

Att,

Fernanda Vera Padoin

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade