Olá Marcia
Empregado (a) Doméstico (a)
Considera-se trabalhador doméstico aquele maior de 18 anos que presta serviços de natureza contínua (frequente, constante) e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família,no âmbito residencial destas. Assim,o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador. Nesses termos, integram a categoria os seguintes trabalhadores: empregado, cozinheiro,governanta, babá, lavadeira, faxineiro,vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, cuidador de idosos, enfermeiro, dentre outras.O caseiro também é considerado trabalhador doméstico, quando o sítio ou local onde exerce a sua atividade não possui finalidade lucrativa.
Diferenças entre o cuidador e o profissional de enfermagem
Para exercer a função de auxiliar de enfermagem a pessoa precisa ter, no mínimo, o primeiro grau completo e um curso de capacitação realizado em uma escola credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e ser inscrito no Conselho de Enfermagem. Somente após a conclusão do curso é permitida sua inscrição no Coren e a atuação em hospitais, clínicas, asilos e unidades de
saúde.
O auxiliar de enfermagem pode prestar cuidados simples de enfermagem, observar e monitorar o paciente e cuidar de sua higiene. Ele atua sempre sob a supervisão e orientação de um enfermeiro, não podendo realizar muitas das atribuições que cabem apenas aos técnicos de enfermagem e enfermeiros.
Já o cuidador de idoso é considerado trabalhador informal. As funções do cuidador envolvem o acompanhamento nas atividades diárias como alimentação, higiene pessoal, vestuário quando o idoso for dependente, prevenção de quedas e acidentes domésticos, a promoção do bem-estar do idoso, o acompanhamento aos compromissos como médicos, dentistas, fisioterapia, igreja, visitas, banco, etc, a estimulação da autonomia e da independência do idoso.
O cuidador não pode se inscrever no coren como auxiliar de enfermagem, não pode prestar concurso e nem exercer a função do auxiliar de enfermagem.
http://www.corenpr.org.br/noticias/2009/cuidadores.htmlAtt,