Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 6.541

Quando "vira" a competência do CAGED?

Stanley Sathler

Stanley Sathler

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 10:17

Pessoal, estou com uma dúvida: quando "vira" a competência do CAGED? Por ser novo na área de Dept. Pessoal, tenho o costume de entregar o CAGED logo após fazer uma admissão/rescisão. No entanto, fiz uma hoje e, quando fui entregar o CAGED, me deparei com um erro informando que a "competência era superior a atual". Quando conferi, vi que realmente o CAGED (o sistema, e não o arquivo) ainda está com competência 07/2014.

Tem uma data limite para "virar", isto é, mudar o mês da competência para o mês 08/2014? É mais para eu colocar na minha agenda, uma vez que não posso esquecer de entregar.

Estudante de Administração • Auxiliar de Departamento Pessoal e Departamento Fiscal
PCA Contábil: https://www.pcacontabil.com.br
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 10:18

O prazo de entrega é até o dia 7 de cada mês, entende-se que a competência vira após este dia.
Que os colegas me corrijam caso esteja errado.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 10:24

Olá Stanley Sathler

O Ideal mesmo é você entregar o CAGED até o dia 7 do mês subsequentemente, ou o último dia do mês, pois pode ocorrer novas demissões no decorrer. O prazo é o dia 7 do mês subsequente. A partir do dia 8 vira a competência.

Att

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 10:26

Bom dia,

O caged funciona por competência, por exemplo:

A data limite do envio do CAGED é todo dia 07 após esse dia já abre o envio para a competência corrente - Competência 07/2014 vc deverá enviar até 07/08/2014, se cair em final de seman deverá antecipar para o 1º dia útil anterior.

Agosto/2014: todas as ocorrências de entrada e/ou saída deverão ser enviadas até 05/09/2014, pois dia 07 além de feriado é domingo.

Segue link com orientações dos procedimentos.

portal.mte.gov.br

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 10:43

Estou com duvidas .
Pelas novas regras do Caged , toda a admissão em que o candidato esteja em percepção do seguro desemprego, ou que tenha dado encaminhado deste , deve ser encaminhado o Caged correspondente . Supondo que tenha uma admissão no dia 05, outra no dia 08, logo , terei que enviar dois Caged dentro do mesmo mês .
Pergunto : Uma informação não vai sobrepor a outra ?
Não vai dar conflito de competência ?
Ainda não passei por esta situação , e sinceramente se tiver que passar não como fazer ?

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 17:59

Obrigado Vania Z R Campos , eu já havia salvo nos meus favoritos seus arquivos enviados . Mas na verdade como eu ainda não me deparei com esta situação , tenho dividas se o sistema de envio de arquivos do Caged vai aceitar dois Cageds da mesma competência .

Stanley Sathler

Stanley Sathler

há 11 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 09:39

Pessoal, muitíssimo obrigado! Era exatamente o que eu procurava saber.

@Vânia, vou seguir o seu conselho e passar a colocar na agenda pra enviar o CAGED todo final de mês. No entanto, acabei tendo a mesma dúvida que o Júlio (não a encontrei nos arquivos anexos, embora tenha lido rápido): é errado enviar dois CAGEDs no mesmo mês? Ainda não aconteceu comigo mas, até então, pensava eu que, se houvesse uma segunda movimentação (demissão/admissão) no mês, eu poderia enviar um segundo CAGED sem problema (eis o porquê de, até então, sempre enviar o CAGED logo após a movimentação).

------------ EDITADO

@Julio Cezar, conversei com o @Pablo HP e, segundo ele, é possível sim enviar dois CAGEDs pois o segundo retifica o primeiro. Alguém confirma pra gente se essa informação confere?

Um abraço!

Estudante de Administração • Auxiliar de Departamento Pessoal e Departamento Fiscal
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 09:52

Bom dia Stanley Sathler

Com essa nova portaria teremos que enviar CAGED's antecipados de admissão e os demais no fim do mês como sempre mandamos.
Hoje, até podemos mandar antes, mas o ideal é que seja enviado no fim do mês tudo junto, para que não se crie diversos CAGED's e recibos.

Julio bom dia,

Sim o sistema aceita dois arquivos, por se tratar de pessoas diferentes.
Você pode mandar 5 arquivos, de pessoas diferentes que serão aceitos os 5 sem sobreposição.

Att,

Vânia Zaniratto

Stanley Sathler

Stanley Sathler

há 11 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 10:00

@Vânia, com relação à Portaria 1.129/2014, ela estipula que agora os CAGEDs terão abrangência diária e não mais mensal. Só não encontrei no documento informações relacionadas às consequências caso o arquivo seja enviado em dias posteriores (por exemplo, se há multa e valor).

Sabe me informar melhor a respeito?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 10:21

Art. 7º da Portaria nº 1129/2014.

O empregador que não prestar as informações no prazo previsto nos arts. 5º e 6º, omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata, ficará sujeito às multas previstas nas leis de números 4.923, de 1965 e 7.998, de 1990.

Parágrafo único. Além das penalidades administrativas, os responsáveis por meios fraudulentos na habilitação ou na percepção do Seguro-Desemprego serão punidos civil e criminalmente, nos termos da lei.

Demais dúvidas relacionadas ao novo CAGED, concentrar as dúvidas no tópico a seguir: www.contabeis.com.br

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade