x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 3.389

Código GPS para Empresas optantes pelo Simples e valor a ser

DENISE BATISTA RODRIGUES

Denise Batista Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Obras
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:47

Bom dia.

Sou nova no portal.

Tenho uma dúvida, pois, pretendo trocar de contador.

Minha empresa é optante pelo simples, tenho 1 sócio e não tenho funcionários. Quem faz as consultorias sou eu e lendo sobre Simples, percebi que meu código na guia do GPS está 2100 - Empresas em Geral e não 2003 - Simples.

Isso altera em algo? Eu teria que pagar menos GPS, qual a porcentagem correta?

Desde já, obrigada.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:51

Olá Denise

Seja bem vinda ao fórum contábeis!

Sim, com certeza altera.
Empresas Lucro Presumido pagam parte patronal, terceiros, enquanto Simples paga apenas a parte dos empregados/sócios.

Procure um contador para regularizar sua situação.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:58

Denise, bom dia.
Vanuza, bom dia =)

Apenas para complementar.
Que situação complicada em, você pagou indevidamente 20% patronal + terceiros que podem chegar até 5,8%, quando na verdade você deveria ter pago apenas os 11% de INSS para cada sócio, ficando essa parte acima citada a ser recolhida no simples nacional.

Aconselho a procurar um profissional capacitado e o mesmo irá te auxiliar em todo processo.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 18:55

Boa noite,

Vc. pode compensar todo o valor da previdência direto na GFIP, mas para isso vc terá que verificar como foram feitas as GFIPs e retificar para o código correto que é 2003.
Fazendo isso vc criará um crédito a seu favor junto a Previdência que poderá ser compensado mês a mês.

Quanto aos terceiros, (SESC, SESI, SALÁRIO EDUCAÇÃO, SEBRAE, etc), vc terá que entrar com contato com eles para verificar como poderá reaver os valores pagos indevidamente.
Esses valores aparecem na GFIP após o valor da Previdência e na GPS esta no campo de terceiros.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
agnalima66@gmail.com
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 19:27

Terá que ser feita a correção das guias e solicitar a compensação das diferenças pagas a maior, excluir e transmitir todas as guias novamente, realmente é um processo complexo e demanda um pouco de tempo.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: