x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 2.439

Auxilio Doença - Funcionário quer voltar a trabalhar

Pamella Carvalho

Pamella Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 11:12

Bom dia a todos.
Preciso de uma orientação por favor ?!
Tenho um funcionário que esta afastado por auxilio doença até dezembro , mas ele quer voltar a trabalhar.
Qual o procedimento para que seja cessado o auxilio dele ?

Agradeço desde ja.

Victor Bertoni

Victor Bertoni

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 11:19

Olá, Bom Dia Pamella

Se o medico não liberou seu funcionário ele não pode voltar a trabalhar, pois se acontece alguma coisa com ele dentro da empresa a responsabilidade é toda da empresa pois era para ele estar afastado e não trabalhando, e mais futuramente esse funcionário poderá trazer problemas na justiça com sua empresa!

Pamella Carvalho

Pamella Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 11:24

Então , na realidade ele decidiu por 'conta propria' voltar , pois esta afastado pelo inss até Dezembro , não passou pelo médico do trabalho ainda, eu iria encaminha-lo para exame de retorno ao trabalho.
Minha dúvida é:
- Se ele esta afastado até dezembro , posso 'cessar' esse auxilio ? Como faço isso junto ao inss , por que se ele voltar somente com a autorização do medico do trabalho como o inss saberá ? Ou tenho que aguardar até Dezembro ?

LUIZ PAULO

Luiz Paulo

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 12:03

Pamella Carvalho,

recomendo realizar Exame Médico com este funcionário para atestar se o mesmo está APTO ou não para retornar ao trabalho.

Concordo com as palavras do Victor Bertoni, reiterando a seriedade deste caso para que se evite problemas judiciais para a empresa.

Caso o mesmo insista em trabalhar, não estando APTO, procurar o departamento jurídico da empresa para as providências cabíveis sejam tomadas.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:21

Pamela,

houve uma situação parecida em minha empresa, a sra afastada resolveu retornar sem passar pela perícia, orientamos que fosse diretamente ao INSS e formalizasse com eles, depois passou pelo nosso médico e assinou um termo para o retorno, poucos meses depois, novos atestados que cumulados davam direito ao afastamento, encaminhamos para a perícia, ela ficou com o contrato suspenso e tentou por 4 vezes seguidas, mesmo apresentando laudos médicos completos, foram sempre indeferidas, ou seja, ela acabou se prejudicando.
Informe isso ao seu funcionário e deixe claro que, você como empresa não é responsável e, caso ele realmente queira, deverá seguir todos os procedimentos.

Att.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:28

Concordo com os colegas acima, mesmo que o funcionário esteja se sentindo bem, sem o exame de retorno ao trabalho não se deve permitir que o mesmo volte a sua função.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade