x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.350

Funcionario afastado por conta propria

THATIANA CRISTINA DE OLIVEIRA

Thatiana Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 18:42

Boa noite,

Tem um funcionário que ficou afastado do serviço por um longo periodo, ele ficou doente e não deu entrada no INSS, simplesmente foi para a casa se tratar e agora retornou e quando foi questionado sobre o documento de retorno dando aptidão, fornecido pelo INSS, disse que nunca chegou a se afastar. Todo esse período foi informado que ele estava em afastamento pelo INSS por auxilio doença.
O que devemos fazer agora? Alguém já vivenciou algo do tipo ?
Desde já agradeço a atenção....

Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 08:10

Quantos dias ele ficou afastado por conta própria sem cobertura de atestados ou afastamento pelo INSS?

O que teria que ter sido feito era justa causa por abandono de emprego.

Mas aqui procedo assim:

Funcionário está doente, não está vindo, peço que todas as vezes que ele for ao médico ele venha conversar comigo e trazer os atestados, e quando há necessidade de marcar perícia no INSS, faço a mesma coisa. Ligo no mesmo dia para saber o resultado se foi deferido ou indeferido, e peço para que traga todos os papéis fornecidos pelo INSS, para que assim eu tenha certeza que o funcionário está afastado.

Não podemos confiar pelo que se fala, é preciso de papéis que confirmem tal situação.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
THATIANA CRISTINA DE OLIVEIRA

Thatiana Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 10:12

Bom dia Leticia/grupo,

O funcionário se "afastou" em 29/06/2013, na época foi outra contabilidade que fez o "afastamento" dele. Assumimos o serviço em dez/2013.
A empresa não foi devidamente orientada quanto a cobrança da documentação referente ao afastamento, e acabou que o mesmo permaneceu ausente desde então, retornando somente agora 31/07/2014 dizendo que estava apto para voltar trabalhar.
Conheço também que poderia ser aplicada uma Justa Causa por abandono, mas isso 30 dias após o "sumiço", e agora tem algo que possa ser feito? Para o INSS como ficaria esse período de "afastamento"? A empresa pode ter algum tipo de problema caso mantenha o funcionário ? O que vocês aconselhariam?

Quanto as orientações referente aos afastamentos, já passamos o mesmo tipo de orientação que você costuma fazer para o RH da empresa.

Desde já obrigada!!!!


Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 11:23

Thatiana, não sei te orientar sobre tal causa!

Resguarde que a informação do tal afastamento foi passada pelo RH da própria empresa, para não ter problemas futuros na contabilidade.

Olha, como ele estava "de atestado por conta própria" coloque falta. Paciência... aplique uma advertência por ter falado que estava afastado, e não estava!
E oriente o RH da empresa sobre isso.

Aqui na empresa, sou responsável pelo setor do RH, e a única coisa que minha contabilidade faz são as folhas de pagamento, férias, rescisão, e admissão. Fora isso, eu mesmo faço questão de ligar e agendar as perícias no INSS, e no mesmo dia ligo para confirmar. Evitando o máximo ter passivo trabalhista.


Depois conte-nos o desfecho da história.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade