x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 607

Pagamento de Inss

KENIA

Kenia

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 16:00

Boa tarde,

Tenho uma grande dúvida.
É possível fazer o recolhimento do Inss Pessoa Física retroativo, por exemplo: Trabalhava por conta própria e não pagava Inss, mas tinha renda. E agora quer pagar o atrasado sendo que agora trabalho e paga em dia.

Atenciosamente

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 16:38

Kênia,

Você pode recolher contribuições em atraso enquanto não perder a qualidade de segurada do INSS.
A pessoa mantém a qualidade de segurada até 12 meses após o último recolhimento à Previdência.

Exemplo:
- Sua última contribuição foi em 12/2013. Hoje você pode recolher as competências 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08/2014.
- Sua última contribuição foi em 05/2013. Hoje você não pode recolher competências anteriores, somente a atual (08/2014).

Leticia Battisti Archer

Leticia Battisti Archer

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 16:41

Oi Kenia.
Eu aprendi assim: Você só pode pagar o INSS da data da inscrição em diante.
Se vc já tem um cadastro na Previdência Social, vc pode pagar o retroativo desde o mês que vc se cadastrou lá. Se vc não tem cadastro no INSS, vc tem q faze-lo e paga daí em diante, nesse caso não pode pagar retroativo.

É assim que eu entendo e aprendi. Mas essa informação vc pode ter em uma Agência do INSS.

Att.
Leticia

Se você quer o serviço bem feito, faça você mesmo, não espere pelos outros. Ninguém vai fazer seu serviço melhor do que você mesmo !!
KENIA

Kenia

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 09:07

Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Mas para confirmar.
Tenho o Cadastro no Inss, desde 2012 e dai em diante tem meses que não peguei . Então como tenho cadastro posso sim recolher o atrasado?

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade