x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.580

Atestado Médico

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 15:56

Pessoal,

Uma dúvida: empregado fez uma cirurgia e ficará afastado do serviço por 60 dias. Os 15 primeiros dias a empresa paga os salários e o restante ele "receberá do INSS". Até aí tudo bem.

Minha dúvida é em relação ao atestado médico: O médico emitiu apenas um atestado. Tem que ficar uma cópia na empresa e outra ele precisa levar no INSS para daer entrada no benefício.
A empresa pode ficar apenas com a cópia do atestado médico ou é necessário arquivar a original???

É porque o INSS está exigindo a original e o empregador também quer ficar com a original do atestado.

Muito obrigado pela atenção.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 16:02

bom dia Wilson,

aqui no escritorio a gente tira uma copia e arquiva na pasta do empregado e o mesmo dá entrada com a original.
nunca aconteceu de precisar da original, mas por via da dúvida se o empregador ainda quiser porque não sugere que tire uma cópia autenticada.

Jonatas Eloy

Jonatas Eloy

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 14:04

Cyntia...
o melhor seria vc tirar essa duvida com o sindicato. eles te orientaria melhor...
mas no meu entendimento se nao houver apresentação do atestado medico o correto sera deixa-lo com falta...

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 29 abril 2012 | 12:45

Cintia conforme nossa colega lhe informou, encaminhe para o médico do trabalho, se ele não esta apto para retornar encaminhe ao INSS.
Eu procedo assim, na apresentação de atestado superior a 15 dias, mesmo que venha com 15 dias, se o funcionário não retornar, eu encaminho para o INSS, se ele não conseguir o beneficio, o onus é dele, terá os dias como falta, se ele conseguir estará licenciado pelo INSS.

Porque acontece que algumas vezes o médico concede um atestado para o funcionário com periodo inferior, e o empregado deve retornar para uma nova avaliação, e este não retorna.

Abraços

Tiago.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade