x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 812

Orientação Salario X função

Valeria

Valeria

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 13:27

Boa Tarde Amigos,

Li muitos tópicos a respeito porem minhas duvidas não foram sanadas.
Sou de uma contabilidade onde temos vários funcionários com a mesma função e tempo de registro e salários diferentes.
A empresa aumentou o salario de alguns considerando que executam o serviço de maneira mais qualificada,
Vi muitos tópicos de cargos e salários porem nenhum fala de forma detalhada?

Minhas duvidas são:
Como faço para implantar esse plano de cargos e salários? É obrigatório? Tem algum custo ou deve ser protocolado em algum órgão?

Posso simplesmente só mudar a função dos que recebem o valor maior com números ou letras, exemplo Auxiliar contábil 1,2 ou A,B?

Se alguém puder me ajudar agradeço!

VALERIA
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 15:43

Valeria, boa tarde.
Para implantação do plano cargo e salario, o processo e longo, trabalhoso e demorado, eu sugiro a contratação de uma empresa especializada e não é barato.
Na maioria dos programas de folha de pagamento, existe um "programa" de CARGO E SALARIO, e depois e preciso fazer a Parametrização, mas com o auxilio do suporte técnico (empresa que dá a manutenção), haja visto que o programa e geral para todos, mas cada empresa tem sua particularidade.
Para você ter uma ideia, dos tópicos/fase e depois a manutenção, veja acessando link abaixo;

http://www.guiatrabalhista.com.br/obras/cargosesalarios.htm

Valeria

Valeria

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 15:56

Nossa Carlos,
É bem mais complicado do que imaginei.
Achei que tinha como opção para diferenciar apenas classificar de acordo com função I, II e assim por diante.

Mas agora entendi,
Muito obrigado pelo retorno rápido, vou passar a meus superiores.

VALERIA
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 16:22

Valeria, a empresa de aproximadamente 500 empregados, tentou implantar, mas não conseguiu, e muito trabalhoso, além de contratar uma empresa especializada (não é barato), que após analise nos informou que se tudo ocorre-se dentro do programado, iria gastar +ou- 06 meses.
Fica também aquela expectativa entre os empregados, (afinal eles terão que preencher questionários), que teria aumento salarial, não é bem assim, depois tem o problema junto ao sindicato da categoria que também fica na expectativa.
Se sua empresa já tem uma base, sugiro então fazer uma pesquisa salarial(confidencial), solicitando as empresas de sua categoria e porte.
Através delas (média) vocês poderão se adequar ao mercado de trabalho, verificando se o salario praticado pela sua empresa está ou não na media do mercado.
Esta pesquisa fizemos pessoalmente, agendando visita e levando as funções que desejávamos.

O que posso sugerir, e o seguinte, (exemplo)
Faça uma carta endereçada a empresa a ser pesquisada informando as funções que deseja
Exemplo
- Auxiliar Contábil.................02 anos de experiência
- Assistente Contábil............03 anos de experiência
- Analista Contábil................05 anos de experiência
- Supervisor Contábil............07 anos de experiencia
- Encarregado Contábil........08 anos de experiência
- Chefe Contábil.....................10 anos de experiência,
Esses dados são de sua empresa (exemplo) e através a empresa irá te responder, se existir irá mencionar o salario e quanto tempo no cargo.

Agora caso queira pode também comprar uma pesquisa salarial, existe várias empresas no mercado.

ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade