x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.412

Inss e emissao de rpa

Denise vac

Denise Vac

Iniciante DIVISÃO 1 , Arquiteto(a)
há 10 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 00:50

Boa noite,

Estou com uma duvida e tanto sobre inss e a emissao de RPA para declaracao de imposto de renda. Espero que possam me ajudar.

Sou arquiteta autonoma e vou comecar a emitir rpa para pessoa juridica. E ja possuo cadastro junto a prefeitura.
Antes disso, estou recolhendo inss como autonomo de 11%do salario minimo.

Bom... Agora comecam minhas duvidas:
-fui na previdencia e eles me disseram que as guias e os recolhimentos de inss agora passam a ser de 20% do salario base. E achei esse valor altissimo. Gostaria de entender se é isso mesmo, ou se eles empurram pra gnt esse valor? Recolhia antes sob o codigo 1163 e a partir de agora é o codigo 1007.
Dei uma pesquisada no site de vcs e existe uma tabela do inss, a qual nao encontrei em lugar algum do site da previdencia., e nela fala que o valor eh de 11% quando o trabalho eh para pessoa juridica. Se ha essa possibilidade de recolher 11%, sob qual codigo eu passo a recolher o inss?!

- quando eu preencher o rpa para a empresa, eu escrevo q o recolhimento de inss total? Os 20% tem q estar descritos? Ou posso emitir com percentual menor?
Ainda sobre o preenchimento: quando for calculad o ir, ele tem q ser sob o salario base, ou sob o desconto ja dado do inss?! Pois com a aliquota de 20% sobre o salario base, a declaracao de ir esta caindo da 3ª linha da tabela para a segunda.

Queria pedir desculpas por qualquer ignorancia de minha parte, mas realmente to perdida agora. Agradeco mto qm puder ajudar.

Obrigada.

reynaldes fernandes pinto

Reynaldes Fernandes Pinto

Prata DIVISÃO 3 , Chefe Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 08:05

Bom dia,
Sr.ª Denise

Como a senhora escreveu a sua duvida darei um exemplo,

A senhora vai prestar um serviço para pessoa juridica, certo.

A pessoa juridica que vai emitir o recibo de RPA a senhora vai dar o valor do seu serviço e a mesma vai fazer os calculos.
Exemplo dos Calculos,

Valor do serviço: X
Descontos 11% do INSS
Descontos de IR (caso o valor do serviço seja maior que o valor de isento da tabela já descontos o INSS(11%) e Dependente que a senhora tenha)
A senhora já recolher INSS todo mês ? Por sua conta..... Caso recolhe observar que não ultrapasse o teto maximo de recolhimento, somando os dois recolhimento o seu normal e o seu Serviço na pessoa juridica, valor maximo de recolhimento, R$ 482,92.
Os 20% do INSS fica de responsabilidade da empresa (pessoa juridica).

Abraço
Reynaldes

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 08:34

Bom dia !
Existe algum programa, site ou outro sistema para emitir uma RPA? Tenho tudo pronto, só estou na dúvida como emitir a RPA. Alguém pode me ajudar?
Obrigado.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 09:24

Bom dia Douglas Borges
Muito obrigado é uma ferramenta muito util. Só uma pergunta: esse tipo de RPA eu posso incluir o ISS ou somente INSS?

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade