Vinicius
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadePessoal, uma trabalhadora me perguntou como deveria fazer para recolher INSS no carnê. Esta pessoa tem por volta de 50 anos e nunca recolheu nenhuma contribuição até hoje.
Expliquei rapidamente sobre as modalidades que poderia recolher, respectivos valores. Ela não se encaixa naquela modalidade de baixa renda.
Enfim, ela trabalha como diarista e optou por recolher na alíquota dos 11%. Disse não ter condições, no momento, de recolher na alíquota maior e que está ciente que estará abrindo mão da aposentadoria por tempo de contribuição (devido a idade que tem atingirá direito a aposentadoria por idade primeiro).
Minha dúvida é a seguinte: para efetuar a inscrição dela pelo site da previdência, devo incluí-la no CNIS como sendo contribuinte facultativa, correto? Ou seria melhor contribuinte individual? Tenho receio que mês ou outro devido a sua profissão* venha a ficar alguma "janela" nos recolhimentos, e se ela for contribuinte individual a previdência poderá cobrá-la por essas janelas.
* disse que "devido a sua profissão..." com base no que ela me relatou, ou seja, estou expondo minha argumentação com base na realidade deste caso, já que afirmou que não trabalha durante toda semana e há semanas que não faz nenhum serviço.
Obrigado pela atenção.