x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.839

INSS sobre férias

Sara Mendonça

Sara Mendonça

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 15:43

Bom dia,

Estou com a seguinte dúvida:
Um funcionário tira férias de 30 dias no meio do mês ex: de 03/02/2014 a 04/03/2014
o valor total das férias (férias + um terço) da R$ 1362,45, que recai sobre uma alíquota de INSS de 9%.
Porém na realidade o salário do funcionário recai dobre a alíquota de 8%, sendo que a diferença de alíquota se dá pelo adicional de 1/3 de férias.
E como o fechamento do valor do INSS é mensal, o cálculo deve ser feito pelo número de dias trabalhados no mês mais o número de dias de férias.
Fazendo dessa forma, devido ao fato de as férias terem sido tiradas no meio do mês, nos dois meses o INSS recaiu sobre a alíquota de 8%.

Eu não faço o departamento pessoal, mas entendo que o funcionário acaba tendo um valor maior descontado dele, do que na verdade lhe foi depositado. Visto que no recibo desconta-se 9% de INSS mas no valor real somente 8% foi depositado. Gostaria de saber se desse modo está correto ou se há algum outro modo de calcular o INSS.

Desculpe se fui confusa na explicação, espero que tenha dado pra entender.

Desde já, agradeço!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 12:07

Sara, bom dia.
Como as ferias em fevereiro foram de 26 dias, ficaria assim;

Dias trabalhados = 02 dias
Férias = 26 dias
1/3 = 8,7 (1/3 de 26 dias.

Total em dias = 36,7 dias

O INSS que é descontado no recibo de férias e uma provisão.
No fechamento do mês, o INSS e recalculado e aplicado a tabela, se por acaso incidiu na taxa de 8%, automaticamente dentro do liquido estará a diferença, entre (inss folha x inss férias).

Sara Mendonça

Sara Mendonça

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 14:22

Bom dia, Carlos!

Muito obrigada pela resposta, mas ainda fico confusa.
Neste caso do exemplo a demonstração das férias na folha mensal ficou assim:
descontou 1.180,78 em Fevereiro e 181,67 em Março, e mesmo somado aos dias trabalhados ambos caíram sobre a alíquota de 8%.
Como o recibo das férias é pago o valor integral que recai sobre a alíquota de 9%, ele já é descontado do funcionário não é?
No caso exemplificado o valor total do INSS descontado em férias foi de 122,62, no caso se aplicarmos a alíquota de 8 esse valor seria 109,00.
É uma diferença insignificante na verdade, mas gostaria de saber se estamos fazendo do modo certo.

Desculpa insistir na questão, mas poderia tentar me explicar sobre essa diferença das aliquotas?
Você já me ajudou bastante, estou começando a clarear as idéias. Muito obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 17:56

Sara, vamos supor que o empregado saiu de férias do dia 01 de fevereiro ao dia 02 de março, nesse caso se a empresa não PROVISIONAR o INSS ele ficaria devendo para
Exemplo
Salario R$ 1.200,00, na faixa de 8%
As férias
Férias - 1.120,00 (28 dias)
1/3 - 373,33
Total bruto - 1.493,33
INSS (9%) - 134,40
Líquido de Férias - 1.358,93

No holerith de fevereiro, ficaria assim
Salario - 1.200,00
Férias - 1.120,00
1/3 - 373,33
Bruto - 2.693,33
Dias Inativo de Férias - 1.200,00
INSS - 134,40 (ferias + 1/3)
Liquido de Férias - 1.358,93
Liquido a Receber - -0-

Se a empresa não Provisiona-se o INSS no recibo de férias, ele ficaria devendo (134,40)
Acho que deu para entender.

(esse e um exemplo simples).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade