x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 952

demissão sem justa causa com estabilidade de licença materni

Tamiles Bispo Gonçalves

Tamiles Bispo Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 23:59

Me tire uma dúvida, tava numa empresa ela me mandou embora apos a minha licença maternidade, sendo que tenho 90 dias de estabilidade apos o término da licença pela convenção, ai a empresa me indenizou esses 3 meses, a homologação não foi possível ser feita no DRT e lá informou que somente na justica pra resolver isso, o que acontecerá? Pagará alguma multa? Ocorre td normal? Qto ao convenio médico, ficará ativo durante 3 meses? Quais os meus direitos?

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 08:33

Bom dia Tamiles.

Se a empresa indenizou esses 3 meses, não vejo motivos para a rescisão não ser homologada.
Tente entrar com contato com o Ministério do Trabalho, eles podem te auxiliar ou mesmo fazer a homologação.

Atenciosamente, Gustavo.

Depto. Pessoal.
Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 08:43

Tamiles,
a empresa não tem autonomia para definir o valor da indenização, então não poderiam simplesmente terem pago os 3 meses por conta própria.

Pode mover ação trabalhista (se assim desejar),
e se ainda estiver dentro do período de estabilidade, poderá pedir reintegração (voltar a trabalhar).

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Bruno "

Bruno "

há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 09:29

Gustavo,
uma vez que a estabilidade é exatamente a proibição de dispensa, a empresa não poderia fazê-la.

O desrespeito à estabilidade sujeita ao pagamento de indenização (por desrespeito ao direito que é constitucional), porém a indenização só pode ser definida por juiz/turma da justiça do trabalho.

A empresa não tem autonomia e nem previsão legal para fazer os cálculos, então não poderiam definir o valor.

Bruno "

Bruno "

há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 09:56

ela me mandou embora apos a minha licença maternidade

Bruno Ramos,
nesse período ainda estaria nos 5 meses da constituição federal.

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 10:24

Bruno,

Agora eu consegui compreender, havia entendido que após os 5 meses de instabilidade após o nascimento da criança ela havia sido desligada, possuindo apenas a instabilidade pela cct. então eles estão corretos em levar a justiça, pois a funcionaria que ficaria no prejuízo nesse caso!

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Bruno "

Bruno "

há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 12:57

Tamiles,
a justiça nesse caso seria para pedir indenização por terem lhe dispensado no período de estabilidade (não para homologação).

preciso procurar um advogado? O que seria mover ação trabalhista?

Ação trabalhista é abrir um processo na justiça do trabalho,
ter um advogado para cuidar do caso seria bem recomendável/importante (não obrigatório).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade