x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.256

Provento e Desconto

Michele Aparecida Batista

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 18 anos Sábado | 29 março 2008 | 21:47

Olá...será que alguém poderia me ajudar com uma questão meio complicada?
Vamos lá...

Tenho uma funcionária que recebe comissão. E no inicio do mês, eu paguei um valor de R$ 5.048,00, adiantado para ela. Porém, esse valor não estava correto, eu teria de pagar a ela, somente R$ 1.684,00.
Esse valor que eu paguei a ela, eu poderia lançar como desconto? Qual evento que eu usaria?
Se caso, eu não puder descontar esse valor sem mais nem menos, eu posso lançar como provento e depois como desconto?
Esta é minha primeira questão a esse respeito, e agora tem mais uma:
O empregado teve comissões no mês de Dez e Jan, o que foi lançado somente agora na folha, para efeito de calculo de impostos. Então, eu queria saber se posso lançar esses valores como proventos e depois lançar como desconto.
Será que alguém poderia me ajudar com essa questão? E ainda, saberia me dizer se encontro alguma legislação que fale a respeito disso?
Obrigada, desde ja!
Abraços

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Domingo | 30 março 2008 | 17:45

Boa tarde Michele.

...eu posso lançar como provento e depois como desconto?

Não pode. Aconselho considerar o pagamento feito como adiantamento de Salário e fazer mensalmente o desconto em folha, não pode ser um valor muito alto algo como dez parcela, lembrando que isto tem que ser com anuencia expresa do empregado. Se alguem tiver outra opinão sobre o assunto que se manifeste.

O empregado teve comissões no mês de Dez e Jan, o que foi lançado somente agora na folha, para efeito de calculo de impostos. Então, eu queria saber se posso lançar esses valores como proventos e depois lançar como desconto.

Como assim, ele teve comissões e não recebeu na epoca certa ou foram pagas e não lançadas em folha? Por favor explique melhor esta questão para possamos dar um parecer adequado.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 18 anos Segunda-Feira | 31 março 2008 | 07:47

Ola Luiz...
Obrigado pela ajuda...
O que aconteceu foi que, o funcionário recebeu essa comissão depois, e também não foi lançada em folha e esta sendo lançada agora.

Meio complicada essa situação. Então, no caso do pagamento a maior, eu deveria conversar com o funcionário, fazer uma carta (que ele esta ciente) e descontar aos poucos? É isso?

Mais uma vez, obrigada.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies