x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.239

Atestado Médico Questionável

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 16:31

Boa tarde Galera do bem!

Recebi um atestado médico de um dos nossos colaboradores em cujo documento a médica que o emitiu escreveu assim:

"Atesto que (fulano de tal) compareceu à consulta nesta manhã."

Antes que alguém entenda de outra forma o (fulano de tal) é eu que escrevo para não ter de colocar o nome do colaborador aqui.

Mas o que eu quero me ater é que esse nosso colaborador trabalha no horário das 7 às 13 h.

Se a médica declara que o colaborador esteve em seu consultório de manhã (o que pra mim essa informação é muito vaga), mas não atestou literalmente 1 dia de repouso para o colaborador, esse atestado torna-se questionável.

Agora pergunto aos nobres colegas, na opinião de vocês é correto aceitar atestado médico dessa forma? Já que ele não está claro que o dia deva ser abonado pelo empregador?

Como vocês procedem nesta situação?

Pois acredito que não sou o único que devo ter recebido um atestado assim tão questionável.

Angélica Petry

Angélica Petry

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 17:44

Fernando,

É muito comum receber declarações médicas, em que o empregado "tal" compareceu no dia 00/00/0000 no consultório, consulta médica, odontológica, fazer exames, enfim quer dizer que o empregado não compareceu ao trabalho porque estava cuidando de sua saúde ou de dependente.
Eu sempre aceitei, desde que em papel timbrado, seja da UBS ou consultório e com assinatura, Carimbo e CRM/CRO da pessoa que o atendeu.

At.

Angélica Petry
Giseli Silva

Giseli Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 23:55

Boa noite.Recebi um atestado medico de um funcionário que faltou o dia todo,e quando perguntei o motivo ele me disse que havia perdido a hora de ir para o trabalho e que por esse motivo foi ao medico só para poder pegar o atestado e não ter prejuízo no salario.O que fazer nesse caso?Tenho que aceitar o atestado e não descontar nada do funcionário mesmo sabendo que não estava doente?

Tania Conde do Nascimento

Tania Conde do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 07:29

Caro, Fernando

Como o documento não atesta o dia inteiro, você pode entrar em contato com a unidade que emitiu o atestado e/ou declaração e solicitar qual foi o horário de entrada e saída do mesmo.

Faça de uma forma documental, entre em contato, fale com a pessoa responsável, solicite o retorno por escrito.

A maioria das declarações vem com o horário de entrada e saída.

Num caso desse você pode até acabar descobrindo que o atestado/declaração não é verídico.

Assistente de Recursos Humanos
Sócia proprietária da empresa Oficina do Aroma
https://www.oficinadoaroma.com.br

"Quando Deus quer, não há quem não queira."
Ayrton Senna
Atestado Médico Questionável - Departamento Pessoal e RH

Visitante não registrado

há 10 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 08:30

Giseli de Fátima Pereira

O atestado esta correto? Pois se estiver terá que pagar mesmo sabendo que ele não tinha nada.

William Martins

William Martins

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 08:38

Bom dia Gisele,

Se o atestado estiver correto, o que poderia ser feito era ter um clinica credenciada para sempre que acontecer atestado o colaborador possa homologar os seus atestados, isso reduz muito o número de faltas, o que você pode pedir é que ele volte ao médico e solicite a cópia do prontuário.

Para punir o mesmo é complicado pois você teria que ter fatos que comprovem a fraude e aí é um caminho complicado pois até envolveria processo contra o médico que emitiu atestado sem motivo algum.

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 16:17

Tania,

É por isso que suspeito de todo e quanto é tipo de atestado médico que não está devidamente claro.

Só nos últimos 2 meses já recebi 2 atestados falsificados, sendo que 1 deles acabamos dispensando por justa causa.

Recentemente recebi um outro atestado de 8 dias, consultei o CID e constatei que era hemorragia em uma de nossas funcionárias.

Eu não sou médico, mas penso que quem está afastado por hemorragia, tem que ficar de repouso.

E não é que a mesma funcionária foi participar do Círio de Nazaré lá em Belém? Ora quem precisa ficar afastado ainda mais por hemorragia de forma alguma poderia estar no meio daquela multidão que acompanha o Círio.

Por isso sempre fico com a "pulga atrás da orelha" com atestado médico, ainda mais quando é funcionário que a gente sabe que adora dar um de "Migué".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: