x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 614

Aos 45 do Segundo Tempo.

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 09:31

Bom dia Galera do Bem!

Tenho um colaborador que está no seu penúltimo dia de aviso prévio e justamente aos "45 do segundo tempo" ele se acidentou.

Pelo que fiquei sabendo o acidente foi com uma agulha, mas a princípio me parece que o mesmo não vai precisar ficar afastado.

Vou fazer a CAT como manda o figurino, tudo certinho.

Caso o mesmo não venha precisar de afastamento posso fazer a Rescisão Contratual normalmente?

E se vier a se afastar digamos por mais de 15 dias, ele ganhará estabilidade de 12 meses faltando 2 dias para o término do aviso?

Vi alguns tópicos relacionados ao assunto aqui no fórum mas ainda tenho dúvidas de como proceder.

Alguém pode dar uma dica?

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 10:22

fernando,

concordo com o colega agnaldo!

por isso a melhor opção quando não convêm a empresa manter o funcionário é o aviso indenizado.

se ele realmente se afastar, passara a ter a instabilidade prevista na lei, sendo assim, se prosseguir com a rescisão terá de indenizar todo o periodo de instabilidade junto aos seus acréscimos.

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 15:43

Obrigado pelas opiniões.

Mas ontem pesquisando melhor e com mais critério li um artigo que dá a seguinte orientação:

só há estabilidade provisória de emprego quando o acidente ocasionar afastamento do trabalho por período superior a 15 (quinze) dias, gerando, dessa forma, o pagamento do auxílio-doença acidentário, conforme determina o art. 71 do Regulamento da Previdência Social (RPS), aprovado pelo Decreto n° 3.048/99.

Assim, por exemplo, se o afastamento foi apenas de 10 dias, portanto inferior a 15 dias não gerará estabilidade provisória, sendo que referidos dias serão remunerados diretamente pela empresa.

Abaixo segue o link da minha pesquisa:

www.empresario.com.br

Bruno a respeito do Aviso indenizado certamente é a melhor opção, mas é complicado seguir essa orientação a risca, quando a empresa tem muitos colaboradores, haja dinheiro para ficar indenizando todo mundo.

Mas mesmo assim agradeço a opinião.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade