x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.580

Kan-Ban Emocional - Help me

Camila Brida

Camila Brida

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Comercial
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 10:46

Bom dia!
Gostaria de contar com a experiência de vocês para me ajudar na seguitne questão:
Na empresa em que atuo há 3 meses há algum tempo foi implantado um KAN-BAN de presença emocional, onde o funcionário chega e coloca ao lado de sua foto uma carinha verde se está tudo bem, amarela se está mais ou menos e não quer falar ou vermelha se está com problemas e quer dividir conversando com a empresa.
Antes a participação também não era geral, mas vem caindo diariamente essa participação.
Passei um formulário de avaliação oculta para conehcer um pouco do que eles pensam sobre a empresa e nesse formulário, uma das questões era o que eles achavam do KAn-Ban emocional e quase 100% das pessoas disseram que era muito bom.
No entanto eles não participam.
Já fizemos reuniões onde explanamos o Kan-Ban, pedimos outras idéias para quem não participa etc.
Queria saber se alguém já passou por situação parecida e se tem alguma dica!
Desde já agradeço.
Camila

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 10:31

Bom dia Camila.

Realmente é complicado, mas se você ainda não fez, sugiro uma lida nesste link espero que ajude.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
ELIZABETH DE SOUZA LACERDA

Elizabeth de Souza Lacerda

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 17:13

Camila,
Gostaria de saber de onde vc tirou essa idéia de KAN BAM, nunca ouvi,falra, desculpe minha ignorância, mas comentando com minha gerente ela achou a idéia ótima.
Desculpe mas quanto seu problema , será que se vc conversar com alguns funcionários em particular não resolve????De repente a idéia , vc resolve o problema .....o diálogo é sempre uma carta na manga.
Bjs. Tchau

Beth

Por favor qual o CNAE usado para prestação de serviço de comissão sobre consignação de venda de automóvel? Já li vários tópicos e nenhum responde a mesma pergunta.

Camila Brida

Camila Brida

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Comercial
há 17 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 17:40

Já falamos em reuniões mas sem sucesso.
Acontece que algumas ações que implanto, chegar no horário,fazer só uma hora de almoço, passar antivírus na segunda feira, não gritar quando está jogando ping pong na salinha de descanso ou de não deixar tupewware apodrecer no armário, criaram aversão por mim por alguns, portanto as ações que saem de mim alguns não participam por contestação gratuita.
Veja só, fiz um happy hou na sexta -feira e aproveitei para comemorar meu aniversário e do coordenador de mkt, para quem participou demos uma camiseta de brinde pela participação. Teve uma revolta enorme de quem nao ganhou pq distorceram tudo falando que era meu aniversário e que não tinham obrigação de ir blah blah blah
O dificil é mudar a cultura, pois tudo o que a empresa faz está errado.
Mas de qq forma agradeço a ajuda e envio de onde pegamos a idéia do Kan_ban:

O quadro de presença Emocional é uma importante ferramenta de Gestão da Intelbras, que permite acompanhar o estado emocional de nossos colaboradores e o clima da empresa de uma forma geral.

Todos os colaboradores tem sua foto fixada em um quadro próximo a sua área de trabalho.

Todos os dias o colaborador deve preencher sua ficha conforme sua presença e situação emocional.

Confira o significado de cada carinha:

Carinha verde: significa que o colaborador está na empresa e seu emocional está OK.

Carinha amarela: significa que o colaborador está na empresa e seu emocional não está OK. Nesse caso o supervisor deve conversar com o colaborador para saber se pode ajudar em alguma coisa, mas fica a critério do colaborador falar sobre o assunto ou não.

Carinha vermelha: significa que o colaborador está ausente. Quem coloca a carinha é o supervisor da área ou um colega. Atestados até 15 dias são carinha vermelha também.

Carinha azul: significa hora extra.

Carinha verde com a tarja vermelha: significa que o colaborador chegou tarde ou saiu mais cedo. Fica a critério da empresa definir o horário de tolerância.

Carinha branca: falta justificada (atestado acima de 15 dias, licença maternidade, férias).

Os colaboradores tem no máximo até 30 minutos após o horário de início das atividades para estar com o quadro atualizado. É atribuição do supervisor avaliar a presença emocional dos seus colaboradores, bem como garantir que o programa seja uma ferramenta de sucesso na empresa.

ELIZABETH DE SOUZA LACERDA

Elizabeth de Souza Lacerda

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 11:30

Acredito mesmo , que essa dificuldade exista, as pessoas acreditam que a empresa tem que ser do jeito que eles querem e qualquer pessoa que mude qquer coisa se torna puxa-saco, chata, etc, mas sua idéia é boa, com o tempo e algum esforço ela pega. Agradeço sua atenção.Bom dia.!

Por favor qual o CNAE usado para prestação de serviço de comissão sobre consignação de venda de automóvel? Já li vários tópicos e nenhum responde a mesma pergunta.

Roseli Corrêa

Roseli Corrêa

Prata DIVISÃO 1
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 16:06

Olá Camila,

vc já parou para pensar em com vc passa os recados, as recomendações.
Pelo que v diz o problema é pessoal.
Faça o seguinte exercício (se quiser é claro): Fale no tom que vc fala com eles, ou leia o que vc escreve e imagine que aquela "recomendação" foi feita por outra pessoa a vc.
Tente sentir o que eles sentem. Talvez vc esteja passando, sem querer, um capricho "seu".
Se vc disser para eles:"Não quero que os recipientes de comida fiquem no armário", e ameaçar comuma punição,fica parecendo que eles tem que cumprir o seu desejo.
Mas se vc diz: "Gente vamos mudar algumas coisas na empresa e preciso da ajuda de todos, inclusive a minha ", vai soar como uma mudança no coletivo. Fia claro que vai haver udança.não para satisfazer o desejo de A ou B, mas sim do coletivo.
O RH é uma área fantastica, mas muito trabalhosa se não usarmos toda a nossa sensibilidade para sentir o que cada um sente ou precisa.
Quanto ao Kan Ban, vc disse que tem 100% de aprovação e não existe motivo para a rejeição então não é?!!
Talvez vc tenha que colocar em um ponto mais estratégico, onde facilite para todos.
As vezes achamos que o erro está nos outros, não que eu ache que esta em vc.Não tenho elementos suficientes para tal análise, mas acho que vale a pena vc começar a rever suas atitudes, su tom de voz, sua postura.Mesmo pq eles só vão colaborar com vc, se sentirem que vc é igual a eles.

Boa sorte

"Tolera a verdade alheia na mesma medida em que seja tolerada a tua. "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade