x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 822

competência do carnê

Thiago de Melo

Thiago de Melo

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 12:51

Olá... para aqueles que entendem, contadores, etc....

Pago o carnê do inss no código 1406. Pago 20% do salário mínimo, que era de 380, então dava 76 reais.

Gostaria de saber se estou pagando certo, pois até o dia 15/04 agora vou escrever na guia 'competência' o mês 03/08. Já devo pagar pelo valor do novo salário?

Outra coisa: esse período que posso pagar, me disseram que sempre tenho do dia 16 do mês x até dia 15 do mês x+1 para pagar a competência x/2008. Está certo isso ou estou pagando um mês atrasado?

Se me permitem, mais uma dúvida: todo esse tempo que estou pagando, depois se um dia eu vier a ser funcionário público, paro com carnê e o tempo se junta ao que vou contar com o trabalho?

obrigado desde já.
abraços

THAIS LANEZA FERNANDES

Thais Laneza Fernandes

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 13:45

Boa Tarde, Thiago de Melo!!

Gostaria de saber se estou pagando certo, pois até o dia 15/04 agora vou escrever na guia 'competência' o mês 03/08. Já devo pagar pelo valor do novo salário?

Correto. Você deve recolher a competência 03/2008 já com o valor corrigido de R$ 83,00 (415,00*20%).

Outra coisa: esse período que posso pagar, me disseram que sempre tenho do dia 16 do mês x até dia 15 do mês x+1 para pagar a competência x/2008. Está certo isso ou estou pagando um mês atrasado?

Está correto. A data de vencimento é todo dia 15 do mês subsequente. O mesmo caindo em Final de semana ou feriado, pode ser recolhido no 1º dia útil subsequente.

todo esse tempo que estou pagando, depois se um dia eu vier a ser funcionário público, paro com carnê e o tempo se junta ao que vou contar com o trabalho?

Correto. Você não perderá esse periodo pago pelo Carnê, ele será contado como tempo de contribuição ao INSS.

Abçs

Thiago de Melo

Thiago de Melo

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 16:32

Muitíssimo obrigado, prezada Thais. Tentei várias vezes ler as informações em sites, mas não entendia em que situação me enquadrava. Daí, não tive escolha, tive que perguntar direto.

Fiquei preocupado quanto ao tempo ser contado, pois com certeza serão valores diferentes, não é mesmo? Ou será que quando eu vier a trabalhar como professor ainda pagarei 20% do salário mínimo.

Mais uma vez, obrigado.
Thiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: