x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.762

cumulatividade de aviso prévio indenizado

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 16:41

Boa tarde,

um ex funcionário tem direito a 45 dias de aviso indenizado por ter 5 anos trabalhados na empresa (Lei 12506/2011). Pela convenção coletiva da categoria tem direito a 45 dias de aviso indenizado por ter mais de 45 anos. Neste caso quantos dias a empresa terá que pagar de aviso prévio indenizado?
agradeço

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 17:05

Sandra,

O que diz claramente na convenção coletiva a respeito do aviso prévio?
Pelo exposto por você acima, acredito ser 90 dias de aviso prévio indenizado (30 dias pela dispensa da empresa 15 dias pela lei 12506/2011 e mais 45 dias pela cct)
Veja também junto ao sindicato se esses 45 dias indenizados tem avós em férias e 13° salário?

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 18:17

Boa Tarde
No meu entendimento não está existindo conflito entre a Lei e a CCT. Beleza.
Entretanto fica subentendido que possa existir a acumulação entre as duas situações , pelo fato de que uma não esclarece a outra.
Vamos aplicar por analogia dois pensamentos :
Vale o que está na Lei , salvo norma coletiva mais benéfica
Aplica-se o que é mais benéfico ao trabalhador
Dai que estamos diante do fato que as duas situações preveem a mesma coisa . e são omissas quanto a cumulatividade. Então neste caso eu consideraria somente o aviso de 45 dias.

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 07:25

Bom dia Bruno e Júlio Cezar.

Na convenção consta apenas que "Os empregados com 45 anos ou mais de idade fica garantido um aviso prévio de 45 dias, o período excedente a 30 dias será sempre indenizado.
Eu também entendo que são 2 regras que protegem o mesmo direito, portanto prevalece o mais benéfico. Ou ainda considerar apenas o excedente, ou seja 30 de aviso indenizado, mais 15 pela idade e 15 pela lei 12506, neste caso 60 dias.
Não verifiquei junto ao sindicato sobre o acréscimo em férias e 13o. salário.

obrigada

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 07:47

Bom dia Sandra!
Pelo que entendi, essa cláusula da CCT deve ter sido feita antes da Lei 12506 e não deve ter sido revista, pois ela beneficiava o trabalhador com a idade acima de 45 anos, o que hoje já tem direito a 45 dias de aviso por causa do tempo de serviço na empresa.

Vejo que são apenas 45 dias de Aviso Prévio e sem sr indenizado. De qualquer maneira, sugiro que procure o Jurídico do Sindicato, por escrito, para ele dar um parecer para você.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 10:55

Sandra Leal,

Certo seu raciocínio, lendo o mencionado em CCT cheguei ao mesmo raciocínio que você!
Nesse caso seriam pagos (45 dias de aviso indenizado + 15 dias da lei) somando 60 dias de aviso. como mencionei, verifique junto ao sindicato, se os mesmos somam a 13° salário e ferias, mas adianto a você que tenho quase certeza que somarão, ate por se tratarem de um complemento ao aviso original de direito.

Quanto ao que o colega Eduardo mencionou, pode ate ser coerente, porem ao meu ver não acho ser o caso, pois isso é uma proteção em relação a idade do mesmo, e tem muitos sindicatos que garantem benefícios específicos a funcionários com mais de 45. diferente da lei do aviso que concede o beneficio pelo tempo de serviço prestado independente da idade!

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 12:54

Isso mesmo Bruno, por isso que sugeri ela buscar no jurídico do sindicato, por escrito essa informação mais detalhada.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade