x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 839

Aposentadoria por Idade

Filipe Santos Castro

Filipe Santos Castro

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Sábado | 8 novembro 2014 | 12:00

Ola amigo, bom dia!

Procurei algum tópico que viesse a sanar minha dúvida, mas não foi possível.

Minha mãe completa 60 anos no próximo mês, foi inscrita no INSS no ano de 1973.
Em 1985 foi seu ultimo emprego com carteira assinada, sendo assim completou 12 anos de contribuição.

A questão é: ela poderá dar entrada no beneficio assim que completar 60 anos ou terá que completar os 15 anos de contribuição?

Nas pesquisas que realizei, no meu entendimento ela terá sim direito ao beneficio devido a nova lei da previdência ter vigorada após a sua inscrição.

De qualquer gostaria de ouvir a opinião de alguém com mais conhecimento do assunto.

Obrigado,

Filipe

JUAREZ FRANCISCO DUARTE NETO

Juarez Francisco Duarte Neto

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 15:59

Aproveitando o link, gostaria de tirar uma dúvida, que é a seguinte.

Tenho uma cliente que esta prestes a completar 60 anos, das vezes que estava desempregada ele sempre pagou o carnê com código 1163 (Opção: Aposentadoria apenas por idade (art. 80 da LC 123 de 14/12/2006) o período total de contribuições desta minha cliente já passou de 200, e ela vai completar seus 60 anos em 07/2015, tendo já feito as 180 contribuições, ela ainda tem contribuir mais até chegar aos seus 60 anos?
Que consequência terá se deixar de contribuir agora? Atrapalha na aposentadoria?

Agradeço todo tipo de ajuda.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 17:02

Olá Juarez

O importante é reunir os dois critérios.
Se já contribuiu o suficiente, basta aguardar a idade.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade