x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 4.654

atestados medicos com cid diferente, mas que totalizando som

Thiago da Silva

Thiago da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 10 anos Domingo | 9 novembro 2014 | 13:14

boa tarde, entro em contato, pois aconteceu um fato que ainda não consegui solucionar e por este motivo peço orientação.

entreguei atestados médicos para a empresa que somando totalizam 17 dias, mas de forma aleatória, pois voltei alguns dias, mas na folha de pagamento no quinto dia útil não recebi e quando fui consultar minha holerite estava zerada , e descontaram 17 dias.
se eu entreguei tudo fiz o procedimento que a empresa pede, e descontam mesmo assim, sendo que todos os atestados são originais, comprovados pelo médico e eu estava realmente com as doenças, por qual motivo isto pode ter ocorrido e esta ilegal posso abrir um processo?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 09:24

Bom dia Thiago

Bem Vindo ao Contábeis!

Por algum motivo a Empresa julgou improcedentes os atestados.
Já entrou em contato com o RH da Empresa?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Thiago da Silva

Thiago da Silva

há 10 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 20:56

Boa noite, então eu entrei em contato o sesmt, e me informaram que foi enviado ao rh e que pode ter ocorrido um erro, mas ainda não consegui contato com o responsável da folha de pagamentos, mas o lançamento já foi lançado e me encontro hoje dia 10-10-2014 sem ter recebido ainda meu salário
O que me preocupa ,pois na me atrasou .
Todos os outros funcionários receberam normalmente.

Joel Pereira Nascimento

Joel Pereira Nascimento

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 09:11

Thiago da Silva Olá, não se desespere isso deve ter uma explicação,
Eles deverão pagar os 17 dias caso o CID dos atestados não tenham relação a mesma doença, se o atestado possui data, dias de afastamento, assinatura e carimbo do medico (deve constar o CRM do médico, não necessariamente carimbo, pode ser impresso ou a mão)
Porém se os atestados tem relação á mesma doença, sendo exatamente a mesma ou relacionado ao mesmo problema, a empresa o afastará a partir do 15 dia, porém nessa folha você teve 17 dias de atestado mas nos ultimos 60 dias teve mais atestados? Se sim pode ser que você será afastado pela previdencia...

"A administração é feita tomando-se decisão e vendo se essas decisões estão sendo implementadas."
Harold Geneen
Thiago da Silva

Thiago da Silva

há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 10:51

bom dia a todos que estão acompanhando este caso.
entrei em contato hoje as 10:45 com o rh da empresa que me passou a seguinte informação.

perguntaram se eu já tinha feito o exame com o médico do trabalho o exame de reavaliação para saber se eu estou apto ao retornar.
eles foram marcados justamente nos dias que eu estava afastado, por este motivo não compareci.
então o responsável pela folha de pagamento me informou que eu terei que marcar a avaliação e depois conversar com o chefe do rh para ver se vai ser feito o pagamento, ou se terei que ir para o inss.
mas expliquei que os cids não são os mesmos, e totalizaram os 17 dias, ele não soube me informar somente depois que eu passar com o médico do trabalho, mas mesmo que eu tivesse passado a folha já teria sido lançada.

eu estaria na mesma, hoje sem pagamento.
11-11-2014

Joel Pereira Nascimento

Joel Pereira Nascimento

há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 11:30

Thiago da Silva eles não te informaram a data de passar pelo médico? Essa data não pode coincidir com a data em que você está de atestado...mantenha-se firme quanto ao CID ser diferente e não se tratar de problemas co-relacionados pois caso contrario ao chegar no inss com esses atestados todos eles recusarão seu afastamento

"A administração é feita tomando-se decisão e vendo se essas decisões estão sendo implementadas."
Harold Geneen
Thiago da Silva

Thiago da Silva

há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 12:09

Joel Pereira Nascimento

Joel bom dia, eles marcaram a data nos dias de atestado médico, não tinha como eu comparecer.
Agora estão alegando que eu terei que fazer uma reavaliação para o médico do trabalho autorizar meu retorno ao trabalho.
Caso eles encaminhem ao inss, e seja recusado , é o meu pagamento que está em jogo a empresa pode não pagar?
Porque seria ilegal a recusa dos atestados sendo que ele já foi aceito pelo sistema sesmt do médico do trabalho.
Neste caso se a empresa não pagar ou não acertar isto eu posso entrar com uma ação?
Tenho todas as provas.

Você poderia me passar seu e-mail para enviar o arquivo de controle do sesmt e também minha folha de pagamento em anexo?

Joel Pereira Nascimento

Joel Pereira Nascimento

há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 13:32

Thiago da Silva pode mandar, @Oculto
Eles nao podem deixar de pagar os 15 primeiros dias, vc tem as copias dos atestados pra me enviar?
O que acontece é que caso eles te encaminhem ao INSS e o INSS recuse seu beneficio você terá duas opções, primeira opção será entrar contra o INSS já que você posui documentos que provam sua incapacidade para o trabalho e a segunda é entrar contra ao médio do trabalho que te avaliou inapto mas ai teria que juntar ao processo avaliação médica de preferencia com a mesma data do exame feito pelo médico do trabalho contando como apto para trabalhar mas essa segunda opção é mais dificil, o melhor a se fazer é certificar que os atestados não tratam de doenças co-relacionadas e portanto você não pode ser encaminhado á pericia e deve ser reintegrado imediatamente ao trabalho caso esteja apto, caso não esteja eles deverao pagar 15 dias apartir do primeiro dia do atestado da doença que o está deixando inapto e ai sim encaminhar ai INSS, um caso bem complicado mas da pra resolver.

Harold Geneen

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade