Oi pessoal,
Gostaria de agradecer, primeiramente, ao Francisco C. Carneiro, pois respondeu uma das dúvidas pela qual vim aqui.
No entanto, meu problema resume-se da seguinte maneira: aqui no escritório, começamos o cálculo de folha de pagamento no dia 26, pois as folhas de ponto são de 25 a 25 de cada mês. Portanto, ainda não tenho em mãos o valor de salário do mês de novembro de um dos funcionários, que recebe por hora e tem horário de trabalho variado (ou seja, salário variado, consequentemente).
Ele foi admitido em 11/08/2014. Portanto, receberia 4/12 avos (agosto, setembro, outubro e novembro). Sei que para calcular o valor do 13º preciso fazer uma média dos salários, ou seja, somar tudo (de agosto a novembro) e dividir por 4. Porém, se eu não tenho o salário de novembro, não dá para adicioná-lo na soma a fim de calcular essa média.
1) Eu posso considerar a soma de três meses (agosto, setembro e outubro), calcular a média (Salário médio = Valor X / 3) e multiplicar por 4 (agora, na multiplicação, incluir novembro)? E depois, na segunda parcela, como já terei o valor de novembro, somente pagar a diferença?
2) Ou realmente sou obrigado a esperar vir a folha de ponto de novembro para calcular o valor recebido?