x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.201

Aviso Previo Trabalhado

Rejaine Magalhães

Rejaine Magalhães

Prata DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2006 | 21:05

Qual procedimento a ser tomado pelo empregado demitido s/ justa causa aviso trabalhado, se o mesmo encontrar um novo emprego neste período, ou mesmo não queira cumprí-lo. Como deverá comunicar a Empresa?

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2006 | 09:05

Olá Rejane: Inicialmente é bom lembrar que durante o período de aviso-prévio o empregado poderá à sua escolha reduzir em duas horas diárias seu horário de trabalho ou reduzir em sete dias este período. Peça ao interessado para conversar com o patrão. Julgo que prevalecerá o bom senso e creio que o empregador e o empregaqdo chegarão a uma solução boa para ambos.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
elaine ferreira viana

Elaine Ferreira Viana

Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanos
há 18 anos Terça-Feira | 26 setembro 2006 | 10:52

Olá Rejaine!
Caso o funcionário no período de cumprimento do aviso prévio arranje outro emprego, ele deve entregar uma declaração da empresa onde será contratado constando a data da admissão e então sua empresa deverá dispensá-lo ao aviso até aquela data e realizar o acerto rescisório. Agora se ele não quiser cumprir o aviso prévio, deve declarar no verso do mesmo tal fato e sua empresa fica no direito de descontar do empregado. Espero ter ajudado.

Messias Jose C de Carvalho

Messias Jose C de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 18 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 11:22

Olá Rosemeire.

A redução de duas horas diarias ou sete dias corridos, só ocorrre na dispensa do empregado, no caso de pedido de demissão o empregado deve trabalhar os trinta dias sem nenhuma redução ou indenizar a empresa.

Abraços.

FRANCISCO ANTONIO FAVERO

Francisco Antonio Favero

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 20:46

Quando o empregado for dispensado sem justa causa pelo empregador o mesmo deverá trabalhar os trinta dias, tendo redução de 2 horas ou 7 dias corridos mas se o empregador não quiser que o funcionário trabalhe no aviso previo o mesmo deverá ser indenizado e a rescisão será pago num prazo de 10 dias após ter dado o aviso previo indenizado.

Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 21:17

Olá a todos,

Completando a resposta do Francisco, caso o funcionario seja demitido sem justa causa e não queira cumprir os 30 dias de aviso prévio, a empresa poderá descontar o valor do aviso prévio do acerto. Lembrando que a rescisão nunca pode ser negativa.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade