x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 859

Funcionário bêbado

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 14:45

A empresa está com um funcionário faltando desde o início deste mês, ela enviou uma carta solicitando que tal trabalhador comparecesse ao escritório para justificar sua ausência e retomar suas atividades.

Só que o trabalhador apareceu hoje no escritório, bêbado e sem condições nenhuma até mesmo de justificar suas faltas. Ainda alegou que tem testemunhas de que o empregador já disser em outra ocasião que ia demiti-lo (sendo que isso não aconteceu).

E exige que a empresa aumente seu salário, do contrário terá que demiti-lo. Mas ele já está no piso da categoria e recebendo o mesmo que os outros que exercem esta mesma função.

A empresa chamou duas testemunhas e pediu que ele retornasse quando tivesse condições de conversar.

Este procedimento está correto ou qual procedimento seria melhor? Lembrando que o escritório da empresa fica no mesmo endereço deste trabalhador e o local de trabalho em outra cidade.

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 14:50

Vinicius,

Para a lei vale o que esta escrito.
O correto seria a empresa enviar um telegrama com copia e acuso de recebimento, solicitando o comparecimento no prazo de 48 horas para justificar suas faltas.

falta com mais de 30 dias é abandono de emprego justa causa.

Acho que comprovante somente de boca não vai adiantar, sera sempre a palavra do funcionário contra a empresa.

envie um telegrama seria o melhor comprovante

Espero ter ajudado

Priscila

Priscila R.Silva
Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 14:57

Priscila, formulei errada a minha dúvida... na verdade a empresa enviou um telegrama com cópia e aviso de recebimento. O resultado foi que ele compareceu a empresa, mas estava embriagado sem condições de resolver nada.

Agora caso ele não retorne, o que resta é quando completar os 30 dias enviar aviso alertando sobre demissão por justa causa e caso não se apresente dentro do prazo estipulado, seguir com rescisão por abandono de emprego, correto?

A maior dúvida mesmo é se o procedimento adotado hoje pela empresa foi correto, ou se poderia já ter tomado alguma providência.

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 15:06

Vinicius,

envie outro telegrama e especifique a embriaguez como prova.

se depois desse ultimo telegrama ele não comparecer e completar 30 dias é abandono de emprego justa causa

Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade