x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 627

Trabalhar durante o Afastamento Médico

Diogo Rios Alcantara e Almeida

Diogo Rios Alcantara e Almeida

Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 21:16

Boa Noite,

Me duvida é a seguinte:

No mês de outubro pequei afastamento médico para 10 dias, no mês de novembro peguei mais 10 dias pelo mesmo motivo) mesma CID, a empresa é responsável por me pagar os 15 primeiros dias, e os demais fica por competência do INSS após pericia médica. No entanto ao final do 10º dia do segundo atestado fui trabalhar normalmente, já que a empresa não me comunicou que deveria ser afastado. após o expediente deste mesmo dia, fui avisado que deveria passar com o médico do trabalho, que me informou sobre a necessidade do afastamento, no entanto, eu trabalhei o dia todo, sendo que não poderia, já que estou "afastado" pelo INSS, nesse caso o que compete a empresa? Multa por me deixar trabalhar sem necessidade, ou obrigação de me pagar o dia trabalhado?

Grato pelas respostas!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 08:35

Diogo, bom dia.
Isso acontece, haja visto que nem sempre o rh fica sabendo que o empregado está trabalhando, na maioria dos casos o empregado entra em acordo com a empresa, exemplo;
- Descansar esse dia nos dias...........(já mencionando o dia que quer descansar);
- Pagar esse dia
- Nas férias, etc.....

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 09:38

Diogo, se a empresa for denunciada no m.trabalho, logicamente que haverá a fiscalização e a empresa será notificada a se justificar, podendo até ser multada.
Se você se sentiu prejudicado poderá acionar o m.trabalho ou sindicato da categoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade