x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.170

Dúvidas: Inscrição em Sindicato

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 7 dezembro 2014 | 19:52

Boa noite.
Li muitas postagens com assuntos voltados para Sindicatos, mas ainda tenho dúvida se empresa optante pelo simples é obrigada a filiação.

Empresa aberta recentemente, estado S.P., prestadora de serviço, optante pelo Simples Nacional, sem funcionários, apenas retirada de um dos sócios, com uma atividade principal e duas secundárias: É necessário a filiação a um sindicato?
Se for, como sei qual é o sindicato correto e qual é o momento correto para filiar-se, ou seja, a empresa foi aberta em dezembro e nesse mesmo mês já deve fazer a filiação?

Acessei o site Fecomercio SP mas não encontrei nada com as atividades em questão, o cnae da principal é o 5911-1/99.
Os demais cnaes devem ser levado em consideração também?

Obrigada.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Domingo | 7 dezembro 2014 | 20:07

Patricia Mara da Silva,

Segundo a constituição brasileira ninguém é obrigado a filiar-se a qualquer sindicato;
Como sua empresa é enquadrada no Simples Nacional, não está obriga a filiar-se, como não há obrigaçao alguma de pagar a contribuição sindical patronal; logo que a empresa é aberta eles mandam aquela guias, mas não devem ser pagas, eu inutilizo todas. Agora em janeiro é epoca destes sindicatos mandar tais guias, se colar colou, e geralmente alguma empresas pagam por desconhecer a lei e eles vão levando vantagem.

abraços...

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade