x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 17.504

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 10:47

Bom Dia
O Comite Gestor regulamentou a Diarista como sendo Mei. A minha duvida é a seguinte; Uma Mei Diarista pode prestar serviços em uma Igreja uma vez por semana, sabendo-se que a Igreja é uma Pessoa Juridica.
colegas aguardo uma resposta obrigado

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 10:55

Osvaldo Librandi,

Segue o CNAE para a atividade de Diarista que pode ser incluida no MEI

DIARISTA
9700-5/00
SERVIÇOS DOMÉSTICOS

O que compreende?

Esta atividade compreende:
- as atividades de unidades domésticas que contratam empregados domésticos tais como: cozinheiros, copeiros, arrumadeiras, motoristas, lavadeiras, passadeiras, babás, jardineiros, governantas, caseiros, etc. para atender às necessidades de seus residentes

Esta categoria foi criada para possibilitar que o pessoal ocupado nessas variadas atividades nos domicílios declare a atividade de seu empregador em pesquisas, mesmo sendo o empregador pessoa física e não uma empresa.

Ou seja, se for para exercer atividade domestica apenas que pode ser contratado um MEI com este CNAE.

Em igreja ou outros estabelecimentos comerciais, deverá contratar um MEI de serviços de limpeza e não de serviços domésticos.

Espero ter ajudado.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Bianca  Pereira

Bianca Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 10:42

Bom Dia!

Estou com o seguinte caso:

Dona de casa, contratou diarista, e ao pedir os documentos para registro foi comunicada que a empregada doméstica é MEI e já contribui para o INSS no "DAS". Sendo assim, devo eu orientar que a empregada doméstica emita uma nota fiscal de serviços á patroa? Se sim, nesta nota deverá ter a retenção de INSS (11% , 20% ?), e a patroa pagar a guia avulso - Código 2631 !?

Obrigada desde já.

Atenciosamente,

Bianca Giacomazzi.

Bianca Pereira.

"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade