x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.043

Hora noturna reduzida

Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 16:45

Prezados (as)

Tenho uma dúvida quanto à hora noturna reduzida.
Minha dúvida é a seguinte:
Se para uma determinada função, o salário percebido por uma hora de trabalho, em horário normal, é de R$ 10,00, em horário noturno o empregado tem direito a receber o mesmo valor por 52 minutos e trinta segundos trabalhados, logo, se ele trabalhar 1 hora completa, tem direito ao salário dessa uma hora, mais 7 minutos e meio extras (com adicional de 50%, ou conforme percentual previsto em CCT), além do adicional noturno de 20% incidente sobre a hora normal, e mais 20% de adicional noturno incidente sobre o extra.
Estou correto ?
Em resumo, o trabalhador receberia:
1 hora normal
7 minutos e meio extras
adicional noturno sobre uma hora normal
adicional noturno sobre os 7 minutos e meio extras.

Desculpe se eu estiver errado. Mas estou com essa dúvida, e não consigo sanar.

Vale frisar que não tenho dificuldade em calcular a hora reduzida, tampouco transformar "horas relógio" em "horas decimais", e não tenho dúvidas quanto à prorrogação da hora reduzida. Nas pesquisas que fiz, somente encontrei matérias sobre estes temas (cálculo e prorrogação da hora reduzida). Minha dúvida é somente quanto à aplicação da hora reduzida, se esta deve ser considerada apenas para cálculo do adicional noturno, ou também deve ser levada em conta para as horas trabalhadas (da maneira que citei).

Muito obrigado pela atenção !

att.
Eduardo Wilson

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 16:51

Exatamente meu caro Eduardo.

E assim por diante:

2 horas not = 2 HE + 15 min HE
....
.
.
.
.
att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 17:28

Jose Cisso

Muito obrigado pelos esclarecimentos !
Foi de grande ajuda, me tirou uma dúvida que há tempo eu me pairava.
Neste caso, o adicional noturno incidirá também conforme o exemplo ? Sobre as horas normais, e também sobre as horas extras acrescidas do adicional (50% ou mais, conforme a CCT; seria então 20% sobre 150% da hora normal, ou mais, conforme a CCT) ?

Mais uma vez, obrigado !

att.
Eduardo Wilson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade