x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.757

Certificado de Reabilitação do INSS

Simone

Simone

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Informática
há 10 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 09:58

Olá Bom dia!!

Gostaria de saber se alguém pode me informar quais são os impactos ao receber alta do INSS com Certificado de Reabilitação Profissional.
Aqui na empresa onde trabalho, segundo o médico do do trabalho é obrigatório que eu seja inserida nas cotas de PPD, pois está prescrito em lei.

Gostaria de saber se realmente é verdade esse fato e além disso ele me disse que passo a ter alguns direitos como desconto em veículos, em IPTU.
Como se procede isso?

Desde já agradeço
Simone

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 14:59

Simone, boa tarde.
Em parte que o médico falou e verdade, você irá fazer parte (se desejar) da cota do PNE (portadores de Necessidade Especiais), e uma lei onde a empresa é obrigada a manter em seu quadro de empregados uma cota, lembrando que esses não tem estabilidade (salvo convenção coletiva de trabalho).
Com relação ao veiculo, você precisa verificar se para dirigir tem alguma dificuldade, exemplo, acionamento do pedal de embreagem, nesse caso terá que dirigir carro com transmissão automatica, ou dificuldade em virar/torcer o volante, nesse caso direção hidráulica ou eletrica, e assim por diante, depende de cada um.
E por isso a importância do laudo médico onde mencionará a sua deficiência.
Com relação a isenção de IPVA, IPTU, compra de veículos com isenção de imposto, existe um procedimento pelo Detran, onde terá que renovar/alterar sua CNH.
Essa alteração para deficiente, (vou descrever como é feito aqui em minha cidade)
a) Agendamento junto ao Ciretran, (foto, assinatura, e outros procedimentos);
b) Pagamento de uma taxa para emissão da CNH (33,00 - junto ao b.brasil);
c) O Ciretran irá encaminhar a uma clinica autorizada pelo Detran para realização do exame médico (levar todos os exames e laudo que comprove sua deficiência) R$ 65,00 (se o(a) medico(a) considerar sua deficiência então enquadrará).
d) Depois aula prática (de no mínimo 04 aula) no carro adaptado (conforme sua deficiência) R$ 800,00
e) Depois marcado o exame prático (veicular)
f) Após a carteira será expedida.

Agora se você desejar usufruir dos benefícios, então deverá voltar a clinica com a CNH para que a mesma possa providenciar esse laudo/relatório com a assinatura do diretor do Detran e da médico(a), esse tem validade de até noventa dias, e custa por volta de R$ 200,00

Menciono isso porque estou (nesse exato momento) atualizando minha CNH. (transmissão automática)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade