Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.589

Pericia indeferida

Vanessa Silva

Vanessa Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Tecnólogo
há 10 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 14:48

Olá! Tudo bem? Estou gravida de 6 meses e nesse período coloquei atestados na empresa onde trabalho pois tive sangramento, infecção urinária alem das consultas do pré natal que me impossibilitaram de trabalhar por razão do horário. Fui encaminhada para INSS. Meu ultimo dia trabalha foi 25/11/2014 e minha perícia agendada para dia 22/01. Nao tenho nenhum impedimento para voltar ao trabalho já que meu sangramento não foi nada grave e a infecção urinária já foi currada. Tenho somente os atestados médicos para apresentar ja que como falei, esta tudo bem comigo e com o bebê. Minha dívida e se nesse periodo que estou aguardando a pericia caso de indeferido eu recebo do INSS. Caso não recebe é legal a empresa me pagar ou não? Por favor preciso de resposta pois ninguém sabe me dizer o que realmente acontece. Desde ja agradeço!

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 15:04

Vanessa, boa tarde

Se seu último dia de trabalho foi em 25/11/2014, a empresa pagará os primeiros 15 dias do seu afastamento. A partir de 16º dia o pagamento fica a cargo no INSS. Se, no dia da perícia o benefício foi concedido, você receberá pelo INSS a partir do 16º dia de afastamento.Caso seja indeferido, você tem que entrar com um recurso no INSS, nesse caso a empresa não tem responsabilidade pelo pagamento.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Vanessa Silva

Vanessa Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Tecnólogo
há 10 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 15:18

Geovania obrigada pela pergunta. Nao quero ficar afastada quero saber se recebo esse período que estou aguardando do INSS ou não. Caso não receba se tenho direito a receber da empresa.

RENAN DELGADO

Renan Delgado

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 07:35

Vanessa, bom dia.

Como a Geovania já te explicou, a empresa pagará somente 15 dias do seu atestado e resto ficará a cargo do INSS se ele conceder o benefício.
Caso ele não conceda você não recebe nem do INSS e nem da empresa, neste caso você poderá entrar com um recurso no INSS para reverter a decisão.

Agora se você já está apta para voltar ao trabalho, comunique a empresa e faça um exame de retorno ao trabalho.
Você não precisa esperar a perícia para retornar ao trabalho.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade