Daniel Souza Carvalho
Iniciante DIVISÃO 3 , AprendizBoa noite!
Em agosto do ano passado, (2014) fui demitido da empresa onde eu trabalhava. Minha função era aprendiz na área administrativa de uma balada, trabalhava diretamente com o dono atendendo clientes pelo telefone. Não havia nenhum profissional qualificado que acompanhasse minha rotina diária, já que meu chefe não tinha horário para chegar, e muitas vezes estava viajando. E geralmente não respondia minhas perguntas com clareza, nem mesmo sabia como eu deveria trabalhar.
Durante a minha primeira semana na empresa, o aprendiz que trabalhou antes de mim me deu instruções sobre o trabalho, mas não explicou tudo aquilo que eu exerceria naquele emprego, e logo em seguida sumiu, sem terminar as instruções. Mesmo assim, após isso recebi uma avaliação de desempenho positiva semanas antes de minha demissão, oque é muito irônico, já que alegaram desempenho insuficiente e inadaptação.
No dia que fui informado que seria desligado do processo de aprendizagem, a pessoa que trabalha no RH, disse que o motivo do desligamento era que parte da balada seria demolida, então não teria espaço para eu trabalhar, no dia de assinar a demissão o motivo dado foi outro.
Não houveram advertências escritas sobre falta de adaptação, ou qualquer conduta inadequada na empresa. Eu li que para que ocorra a demissão devem haver 3 advertências. É permitido que me demitam sem ter isso em mãos? E a minha avaliação positiva, ela não vale nada?
Outro fato que me deixou bastante confuso é o código de demissão utilizado, que foi PD0, que é utilizado em caso de demissão normal, e não de justa causa.
Eu gostaria de saber se tenho direito à multa rescisória de 50% do tempo restante de contrato.
Agradeço pela atenção!
Daniel Souza