x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.453

Pedido de demissão e abonada de cumprir o aviso prevíel

gisele

Gisele

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a) Call Center
há 10 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 17:59

boa tarde eu pedi demissÃo da empresa onde trabalhava, avisei que ia cumpir aviso prevÍel, escrevi uma carta de proprio punho falando que tinha enteresse em cumprir o aviso, uma semana depois minha supervisora venho com uma proposta falando que me abonaria de cumprir o aviso, fizerÃo eu escrever uma carta de proprio punho dissendo que eu nÃo tinha enteresse em cumprir o aviso previÉl, questionei e a pessoa responsavel me disse que era procedimento, para eu nÃo me preocupar que eu ia receber tudo certinho, no fim ela me deu uma cÓpia da carta antiga dissendo que eu tinha enteresse em cumpri o tal aviso carimbado cancelado e a outra cÓpia da carta que falava que eu nÃo tinha enteresse em cumpri o aviso, estou preocupada se É assim mesmo pois teoricamente vou receber minha recissÃo sÓ dia 30/01, a pergunta É, isso ta certo vou receber todos os direitos como se tivesse cumprido o aviso prevÍel É esse o procedimento pois a empresa disse que vou mas eu to na dÚvida se É certo

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 09:27

Gisele, bom dia!

É uma questão bastante discutida.

O aviso prévio é irrenunciável pelo EMPREGADO. No caso, quem teve direito ao aviso prévio foi o EMPREGADOR, e ele pode renunciar a qualquer momento.
Se você pediu demissão, é porque tem interesse em sair da empresa, e se ela não quer que você cumpra o aviso você não tem o que reclamar...

Acredito que sua rescisão vai ser calculada apenas com os dias que você trabalhou, não os 30. Talvez sua empregadora tenha feito algum tipo de "acordo", liberando você do aviso e pagando ele inteiro, mas acho difícil...

De qualquer maneira consulte o sindicato da categoria e explique a situação, talvez eles tenham um entendimento diferente.

Att

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 13:06

Gisele, se você pediu demissão e se dispôs a cumprir o aviso, a empresa não pode impedir. Considerando o artigo 18 da IN 15/2010, entende-se que o empregador que impedir o cumprimento do aviso, deverá indenizar o empregado. Por outro lado, quando o funcionário pede demissão e não se dispõe a cumprir o aviso, é facultado ao empregador o direito de descontá-lo. Mesmo que ele opte pelo desconto do aviso, o pagamento de saldo de salário, 13º férias é obrigatório.

Se houver cumprimento do aviso, o pagamento da rescisão deve ocorrer no primeiro dia útil seguinte ao término. Se não houver cumprimento, o prazo é de 10 dias corridos contados da demissão. Na rescisão você receberá, a título de saldo de salário, os dias efetivamente trabalhados.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Sábado | 17 janeiro 2015 | 23:28

Infelizmente vc concordou em alterar seu pedido de demissão optando por simular por não cumprir o aviso, agora o que existe oficialmente é que vc se arrependeu e se recusou a cumprir o restante do aviso.

Uma das duas coisas podem acontecer : seu empregador deixar de descontar os dias não cumprido, embora ele tivesse o direito de fazê-lo, ou descontar os dias de aviso não trabalhado.

Caso aceitem que vc não cumpra o restante do aviso eles teriam de quitar sua rescisão dentro de 10 dias da nova carta mudando seu aviso prévio, ou eles fazem que não concordam em te dispensar do aviso e deixam o prazo do aviso fruir para só então lhe pagar a rescisão, mas neste caso ao menos ele não descontariam os dias de aviso não trabalhados pois seriam tratados como dias de ausência ao serviço.

Antonio Neto

Antonio Neto

Prata DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 10:43

Pessoal, tenho um empregado que solicitou demissão e que iria cumprir o aviso prévio, só que após alguns dias, ele mudou de ideia e não vai mais cumprir o mesmo, gostaria de algum modelo de documento que possa comprovar que ele mesmo não deseja mais dar cumprimento ao aviso prévio.
Poderiam me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade