x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 699

Exposição de dados bancários feitos a terceiros não autoriza

Bruno Martins

Bruno Martins

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 18:40

Boa Noite pessoal,

Gostaria da ajuda de vocês mais uma vez. Hoje aconteceu um fato que está sem solução até o momento. Minha mãe recebeu o pagamento da segunda parcela do 13º salário, mas ao tentar realizar o saque do mesmo não foi possível, pois momentos antes "alguém" havia feito a retirada do mesmo utilizando um cheque antigo que ainda não havia sido pago, mas o saldo que continha na conta não dava para cobrir o valor total do cheque, onde esse mesmo alguém fez o pedido ao caixa do banco para saber o saldo total, completando-o para então realizar essa retirada.

Essa ação do caixa do banco em disponibilizar o saldo da conta corrente da minha mãe a terceiros não autorizados pode ser considerada uma invasão de privacidade ao expor esses dados? Pode essa questão ser ressarcida ao levar à justiça para que haja uma indenização por violação da sua privacidade?

Desde já, muito obrigado aos que estiverem dispostos a tirar essa minha dúvida.

Abraços.

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 08:45

Bom dia Bruno.

A meu ver sim. Uma vez que a conta deve ser sigilosa.
Sugiro que você procure um advogado, pois ele lhe dará todas as informações e suporte necessário para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Atenciosamente, Gustavo.

Depto. Pessoal.
Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 10:19

Espera Bruno, não entendi.

Como o banco pagou o cheque se sua mãe não tinha o saldo todo? Ela ficou com saldo devedor no banco?

Acredito que você está enganado quanto ao procedimento. Se alguém vai ao banco para descontar um cheque, o caixa do banco OBVIAMENTE vai verificar se possui saldo na conta para o desconto ou não.

Havendo saldo, o cheque é descontado e o dinheiro sai da conta.
Não havendo o saldo, provavelmente o cheque é devolvido (ou o banco resolve pagar a diferença e deixar a conta devedora, depende do gerente).

Se a pessoa foi ao banco com o cheque, o caixa que atendeu essa pessoa tem que informar a ela se vai descontar ou se vai devolver o cheque, oras. Se ela conseguiu descontar, logicamente é porque tinha saldo na conta... Enfim, me explique melhor isso aí, que talvez consiga te ajudar.

Att

Bruno Martins

Bruno Martins

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 13:28

Bom Paulo, ela não ficou com saldo devedor.

Ao meu ver, o caixa deve ter informado o valor total que havia na conta a essa terceira pessoa, resolveu fazer um depósito na conta para então completar a quantia, pois está constando um depósito com exatamente o valor que seria necessário para descontar o cheque. Esse depósito não é de conhecimento da minha mãe, pois não havia nada programado para esta data.

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 15:04

Ah sim, entendi Bruno.

Você já entrou em contato com o banco para saber do que se trata?
Tente esclarecer com eles. Se não der certo, procure um advogado.

Att

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 15:14

Ola Bruno, boa tarde!
Nossa.. que coisa complicada... mas vem cá.. se essa pessoa tinha um cheque da sua mãe.. como é que ela conseguiu esse cheque??????

Sua mãe deve ter passado esse cheque para alguém.. então dá para rastrear.... ou se foi cheque clonado.. aí vc através de um advogado faz um B.O. e aciona o banco para a devolução do dinheiro sacado....

Espero ter ajudado....

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade