Vanderlei, e uma situação delicada, esse tipo de atitude acontece, então fazemos o seguinte;
a) pesquisa interna atraves de questionário mencionando alguns itens, tais como;
.... a) qualidade do feijão, b) do arroz, c) da "mistura/carne", d) suco, e) sobremesa e assim por diante, (nesse questionário entra até o atendimento pessoal do restaurante, do local, (limpeza)).
Incluimos também nesses itens sugestões.
Depois fazemos a tabulação e verificamos onde está a falha.
Antes de tomar qualquer atitude, e sempre bom consultar o depto juridico, para que não haja problemas, tais como (greve, danos morais, fiscalização da vigilancia sanitária/m.trabalho etc...).
Outra forma também e uma reunião com os empregados, caso não queira fazer, solicitar a cada setor que envie ao rh/dp as reclamações e sugestões.
A maioria das empresas prestadora na área de restaurante industrial tem um questionário de satisfação, peça o modelo e faça algumas inclusões e exclusões.
Vanderlei, além da área de dp já fui também responsável pelo restaurante (empresa x restaurante), onde fazia reunião mensal com alguns empregados juntamente com a nutricionista, onde eles analisam e opinavam sobre o cardápio, desta forma reduzimos bastante as reclamações, chegando a zerar e depois elogiar, foi implantando a pesquisa de satisfação (semestralmente) o questionario era elaborado pela empresa e distribuido aos setores da fabrica/administração.
Com relação a proibição o colega acima menciona em regime interno da empresa, esse deverá ser comunicado, no momento a todos os empregados, e depois fazendo parte da integração (admissão), onde o mesmo irá assinar estando ciente da proibição da entrada de alimento.