x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 869

Custódia Previdência Social x Licença maternidade

Cinthia

Cinthia

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 15:30

Boa tarde Grupo,

Me ajudem...funcionária estava sob custodia INSS até 20/01/15, logo a mesma foi a pericia e teve alta.

Quando me passou documento decisão (alta INSS) enviou também a certidão nascimento do bebê 07/12/14.

Não me informou que criança havia nascido aff!

A pergunta é seguinte...qual data colocarei ela em licença maternidade?

Conto com ajude de todos!

Att,

Cinthia

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sábado | 24 janeiro 2015 | 09:20

Cintia, bom dia.
Eu, faria o seguinte;
Como a mesma esteve em auxilio até o dia 22 de Janeiro, ou seja, o INSS irá pagar até esse dia, agiria dessa forma;
a) Solicitaria a mesma uma declaração manuscrita (próprio punho) informando que esteve de auxilio doença até o dia 22 de janeiro de 2015, sendo que meu filho(a) nasceu em 07 de Dezembro de 2014, e só comuniquei a empresa no dia de hoje, (data).(assinatura de duas testemunha, de preferencia colega de trabalho).
b) depois anexo a declaração + alta do INSS + cópia da certidão de nascimento ao seu prontuário;
c) começo a contar (120 dias) a partir do dia 23 de janeiro;

Cintia, esse e meu posicionamento, caso haja alguma fiscalização terei como provar que a mesma esteve em auxilio doença (inss) até o dia 22 de Janeiro, e declaração onde ela menciona, onde a empresa usou do bom senso não a prejudicando.
Não contaria a partir da data de nascimento por que estava em auxilio doença, e poderia questionar futuramente na justiça.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: