x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 8.885

Afastamento por cordite bilateral

Viviane Gonçalves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Operador(a) Telemarketing
há 17 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 17:00

Preciso de um auxílio em uma questão um pouco complexa:
Trabalho como analista de call center em uma multi nacional, entrei em 09/2005. A única vez que tirei férias foi em 08/2007.

Desenvolvo funções ligadas a voz desde a época em que iniciei. Há cerca de dois meses apresento rouquidão frequente. Fiquei afastada este mês por 8 dias (atestado do otorrino), trabalhei um dia e fiquei afastada por mais 8 dias ( solicitação do médico da empresa). Ao final dos dias de atestado, retornei ao trabalho, mas ainda impossibilitada de usar a voz profissionalmente.
Há algo que obrigue a empresa adequar meu cargo atual?
Segundo meu laudo médico, tenho: hipertrofia nas amígdalas, cordite bilateral e sinais de refluxo faringo-laríngeo.
Minhas férias, que estavam programadas para maio foram negadas devido ao fato de "funcionário apresenta problemas de saúde e está afastado de sua função".
É possível que eu exija minhas férias mesmo "doente"?
Não gostaria de me afastar pelo INSS, até porque não estou doente, só estou impossibilitada de falar...Qual sugestão quanto ao meu caso?
Muito obrigada!

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 18:30

Seu caso está bem próximo de uma doença profissional (como LER, etc ); não sei como é a conduta de sua empresa ou do médico do trabalho; normalmente as empresas preferem não caracterizar como doença profissional até por causa da estabilidade (quando afastada por período superior a 15 dias) e para não pesar nas estatísticas de acidentes;
Quanto à suas férias, elas são concedidas (a ferro e fogo), sempre a critério da empresa (mas, o bom senso deveria prevalecer já que você prefere as férias)
Sobre a adequação de suas funções, a previdência sempre viu isso com bons olhos (alias, com ótimos olhos), afinam, melhor você exercendo uma outra função do que estar recebendo o benefício; é comum a previdência solicitar à empresa que atribua funções compatíveis com o estado de saúde do empregado.
Abraço

Tolo do homem que se julga dono da verdade

há 17 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 15:53

Obrigada pela resposta João!

Hoje estive na empresa, questionei quanto ás férias, realmente o RH não permitiu... A minha médica (otorrino) solicitou q me afastasse por mais 15 dias, e no departamento que atuo a supervisora foi enfática ao dizer que não há um serviço fora da linha (q ñ use voz), e foi muito prestativa, me auxiliando a agendar a perícia no INSS, que está marcada para dia 02.
Agora vem mais dúvidas:
-O benefício concedido pelo INSS é o mesmo valor do meu salário? Caso seja, é do líquido ou bruto?
-Começa a contar meu afastamento a partir de hoje, como funciona a partir de agora?

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

há 17 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 16:27

Viviane ! Os 15 primeiros dias do atestado ficam por conta da empresa (somente após o décimo quinto dia será por conta da previdência). Quanto à remuneração dos 15 dias, é a mesma que você vinha recebendo); Não posso garantir com exatidão a forma de cálculo do pagamento pela previdência no caso de afastamento (após o 15º dia); pelo que já lí, eles pagam pela média (acredito que dos últimos seis meses); Posso pesquisar isso para você.

Abraço

há 17 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 16:37

João:
Obrigada mais uma vez!!!!
Acho que é mais fácil eu deixar de ser curiosa e aguardar a perícia de sexta feira, né? Rsrsrrsrs...
Eu creio que a partir de agora, a previdência quem pagará, porque este mês eu já havia ficado afastada por 16 dias (8 afastada, um trabalhado +8 afastada).
Abraço!

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

há 17 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 16:44

Pelo que eu tenho acompanhado nas empresas onde trabalho, a remuneração do INSS é bem próxima dos últimos salários; Inclusive pagará o 13º salário (proporcional ao(s) mês(es) que você permanecer afastada.)
Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade