x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 8.885

Afastamento por cordite bilateral

Viviane Gonçalves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Operador(a) Telemarketing
há 17 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 17:00

Preciso de um auxílio em uma questão um pouco complexa:
Trabalho como analista de call center em uma multi nacional, entrei em 09/2005. A única vez que tirei férias foi em 08/2007.

Desenvolvo funções ligadas a voz desde a época em que iniciei. Há cerca de dois meses apresento rouquidão frequente. Fiquei afastada este mês por 8 dias (atestado do otorrino), trabalhei um dia e fiquei afastada por mais 8 dias ( solicitação do médico da empresa). Ao final dos dias de atestado, retornei ao trabalho, mas ainda impossibilitada de usar a voz profissionalmente.
Há algo que obrigue a empresa adequar meu cargo atual?
Segundo meu laudo médico, tenho: hipertrofia nas amígdalas, cordite bilateral e sinais de refluxo faringo-laríngeo.
Minhas férias, que estavam programadas para maio foram negadas devido ao fato de "funcionário apresenta problemas de saúde e está afastado de sua função".
É possível que eu exija minhas férias mesmo "doente"?
Não gostaria de me afastar pelo INSS, até porque não estou doente, só estou impossibilitada de falar...Qual sugestão quanto ao meu caso?
Muito obrigada!

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 18:30

Seu caso está bem próximo de uma doença profissional (como LER, etc ); não sei como é a conduta de sua empresa ou do médico do trabalho; normalmente as empresas preferem não caracterizar como doença profissional até por causa da estabilidade (quando afastada por período superior a 15 dias) e para não pesar nas estatísticas de acidentes;
Quanto à suas férias, elas são concedidas (a ferro e fogo), sempre a critério da empresa (mas, o bom senso deveria prevalecer já que você prefere as férias)