Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 412

Shirley De Carvalho

Shirley de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 16:54

Estou em uma empresa a seis anos. Sempre tivemos férias coletivas do natal ao ano novo, mas sempre sem aviso nenhum. Chegavam na última hora e falavam que estávamos de férias. Nunca nos cobraram nada também. Em dezembro de 2014 o diretor disse que não teríamos férias coletiva, como nesta área fecha tudo nesta época, fizemos uma proposta de compensar-mos os dias trabalhando uma hora a mais por dia, só que a partir de Janeiro, pois fomos avisados que não íamos ter férias no dia 22 de dezembro. Ok a empresa aceitou e estamos cumprindo o combinado. Só que o diretor veio nos cobrar as férias coletivas anteriores, e não em compensação mas em dinheiro, está dificil na empresa até receber as férias normais pois ele acha que devemos pagar para ele os outros anos. Gostaria de saber se isso é certo , pois ele está nos apertando e por exemplo eu com 06 anos, não vou receber férias e ainda vão tirar valores do meu salário. Não entendo isso como correto, pois nunca foi cobrado de nós compensação nos outros anos, mesmo porque só sabíamos na última hora sem nenhuma programação. Muito obrigada Shirley

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 17:52

Shirley

Férias coletivas para existir precisa ser homologada no sindicato. Se sempre houve, entendo que a empresa fazia com a ciência do sindicato de vocês. Ou não seriam férias coletivas e sim individuais dadas simultaneamente a muitas pessoas e não há todas. A compensação também precisa ser homologada, caso contrário fica "de boca".

Quanto a cobrar férias coletivas de ano anteriores, isso não existe. Primeiro que férias são férias, são dadas e pagas pelo empregador ao empregado, conforme lei. Segundo que o empregado não tira férias e depois tem que pagar nada ao empregador.

Acredito que exista alguma informação incompleta ou a empresa está cometendo alguma irregularidade. Sugiro que vocês entrem em contato com o sindicato de classe para entender o que de fato ocorre.

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade