x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 34.720

Quantas horas semanais uma recepcionista de Hotel ou Pousada

JAKELINE

Jakeline

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 10 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 11:25

Bom dia, Trabalho em uma Pousada como recepcionista. Aqui trabalham 3 recepcionista. Eu das 06:00 as 14:00hs / a outra das 14:00 as 22:00hs e o outro das 22:00hs as 06:00. Trabalhamos de Segunda a segunda e quando não dar para tirar folga aos Domingos, a folga é dada outro dia da semana. Feriados também são trabalhados e a folga compensada em outro dia. Gostaria de saber se é legal trabalhar no sábado 8 horas? Fiquei sabendo que no sábado é 4 horas que se deve trabalhar e ultrapassando esse período, é contado como hora extra. Estou certa?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 14:46

Jackeline, boa tarde.
Pela legislação trabalhista a carga horária semanal (segunda à sábado) e de 44 horas.
Você precisa verificar junto ao sindicato da categoria
Alguns sindicatos a carga horária e menor,
No seu caso a carga horária está correta,( caso a carga horária semanal seja 44h) ou seja, (das 06h às 14h00 - 1 h(intervalo p/refeição)) = 07h x 06 dias = 42.
Se vocês trabalham no domingo e não é escala de revesamento, tem direito a h.extra de no mínimo 100%.

JAKELINE

Jakeline

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 10 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 09:01

Bom dia, entendi que eu mesmo trabalhando direto sem intervalo de almoço das 06:00 as 14:00hs, terei 1 hora de intervalo. Mas eu não uso esse intervalo, eu trabalho direto, fico aqui das 06 as 14hs, entendeu? e no sábado é a mesma coisa, tenho apenas 1 folga na semana, que as vezes não coincide com o domingo. Tem ocasiões que trabalho o mês todo sem folga, quando é muito movimento e as folgas ficam acumuladas. O patrão paga em dinheiro 100% ou dar as folgas depois.

Está correto, tudo isso, que estou te passando?
Falo isso, que no meu emprego anterior, eu trabalhava 8 horas por dia de segunda a sexta, 2 horas de almoço e no sábado era penas 4 horas de trabalho. fiquei confusa com essa mudança.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 11:17

Jakeline, bom dia.
Agora muda a situação, você tem direito a uma hora de intervalo, (acima de 06 horas de trabalho o empregado tem direito a no mínimo 01 hora de intervalo para refeição), se não for concedido o empregador terá que pagar como h.extra de no mínimo 50%, e além disso se for denunciado "poderá" ser multado.
Com relação ao descanso no domingo e direito do empregado.
Para a sua segurança, sugiro que consulte o sindicato ou m.trabalho.
Você pode fazer uma denuncia anônima no M.Trabalho, eles irão até o local de trabalho fazer uma fiscalização de rotina, durante a fiscalização irão pedir os cartões de ponto, ai irão descobrir que alguns empregados estão trabalhando direto sem o devido descanso. (e assim que fazemos) irão notificar a empresa e multá-la.
Jakeline, você está correta, com relação de dar as folgas depois, eu particularmente, não sou favorável por vários motivos (familia, o próprio corpo(saúde), etc...)).

JAKELINE

Jakeline

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 10 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 11:33

Muito obrigada pela orientação.
Sei que ainda existe muita coisa para ser mudada em nosso país e esse problema não é difícil de se ver em minha cidade, acredito que existe muitas empresas em cidades do interior precisando se adequar as leis trabalhistas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade