Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 491

afastamento inss

loyane

Loyane

Iniciante DIVISÃO 1 , Professor(a) Inglês
há 10 anos Sábado | 31 janeiro 2015 | 08:53

Olá. Eu estou afastada do emprego desde novembro. Porém meu caso está difícil de entender. Espero que alguém consiga me ajudar. ViajeI para fora do país para visitar meu pai, e quebrei a perna. Tive que ficar um mes a mais e já deixei avisado no meu trabalho. Quando cheguei 25/12 consegui retorno uma semana depois, porém como isso nunca havia acontecido comigo. Fiquei perdida de como correr atrás dessa confusão toda. Até que me explicaram que tinha que pegar atestado com o médico. Então só peguei o atestado 15 dias depois do retorno, que deu dia 14/01. Mesmo sabendo da minha situação o médico me deu atestado só deste dia e por quinze dias. Tenho inúmeras duvidas: meu chefe me pagou os 15 dias já. mas como fica o mês que fiquei fora até a data do atestado? Tenho o laudo dos médicos do outro País, mas o inss aceitará? Esta em outra língua. .. eu recebo por hora aula. Como será feita meu cálculo? Porque no primeiro semestre dava aula para 3 turmas. Já no segundo mudou para duas... Estou perdidinha com meus direitos e o que tenho que fazer para conseguir.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sábado | 31 janeiro 2015 | 09:41

Loyane, bom dia.
O auxilio doença (inss) só é concedido a partir do décimo sexto dia de afastamento, e dependerá do laudo médico, então você precisará deste laudo, como já ficou 15 dias afastada (atestado) um novo atestado dentro de 60 dias (referente a mesma doença) a empresa estará isenta do pagamento dos 15 dias e você ou a empresa deverão agendar a perícia junto ao INSS ou pelo tel 135 ou pelo site https://www.inss.gov.br, (agendamento).
O mês em que ficou fora até o atestado depende do acordado entre você e seu chefe, na maioria das vezes o empregado solicita uma licença não remunerada.
Com relação ao atestado médico de outro país, vai depender do acordo entre os dois países, você também pode ligar no 135 e tirar a dúvida, no meu entender o mais rápido seria um laudo/atestado emitido por um medico aqui do Brasil.
Com relação ao pagamento salarial, sugiro a você que consulte o rh da empresa eles são os mais indicados, ou sindicato da categoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade