x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 511

Afastamento alta do inss e não liberação do médico do trabal

Sonia Silva

Sonia Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 22:11

Olá Colegas, boa noite!

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.

Temos um cliente que é uma prestador de serviço e tem uma funcionária (auxiliar de serviços gerais) que estava afastada por
auxilio doença. O INSS liberou ela, mas a mesma não está apta pelos médicos do trabalho. Entrou com processo contra o INSS e
o mesmo não reconsidera a sua incapacidade ao trabalho.
E agora? como fica a situação da folha de pagamento dela? Temos que deixar como afastada do INSS, ou temos que voltar e lançar
esses mais de 30 dias dela como falta? No meu ver teríamos que deixar como afastada, mas estou com esta dúvida.
Obrigada

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 10:46

Sônia, bom dia.
Como o médico do trabalho não autorizou o retorno e o INSS não considera o afastamento, nesse caso ela deverá entrar com uma ação contra o INSS atraves de um advogado previdenciário ou sindicato.
Agora se o médico que está tratando dela autorizar o retorno ao trabalho, então esse deverá enviar um redatorio/laudo ao medico da empresa e eles irão decidir, caso contrário a mesma continua afastada.
A empresa não pode considerar como falta isso porque o médico não autorizou o retorno.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade