x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 11.540

Mesma Função - Salário

Tatiane Andréia Prati

Tatiane Andréia Prati

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 16 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 17:00

Tenho uma dúvida , trabalho em uma construtora , estou registrada como Assistente Administrativa e tem um outro funcionário também como Assistente, porém estou atuando na área de Departamento Pessoal , a empresa tem intenção de fazer a folha de pagamento na empresa e não mais tercerizar. A atividade que eu fazia o outro passou a fazer , mas soube que houve aumento de salário e o meu manteve , minha pergunta é : Pode haver dois funcionários com a mesma função com salários diferentes??

Tatiane

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 18:01

Se você descrever suas atividades profissionais nesta empresa, elas serão idênticas às executadas pela outra funcionária ?
Acontece que o cargo "Assistente administrativo" é muito amplo e em muitos casos o Assistente Administrativo exerce tantam funções dentro da empresa, que nem tem como enquadrar num cargo mais específico; Já tive isso numa das empresas onde trabalho; só foi resolvido quando fizemos o descritivo de cada cargo e o enquadramento no CBO mais adequado ( ou seja, acabamos com esse cargo); em casos onde um funcionário pelas características desenvolvidas naquela função requer uma remuneração diferenciada, isso pode ocorrer, afinal, não dá para ficar criando cargos tipo, Assistente Administrativo A ou B, C, etc !
NO seu caso, penso que o sensato será fazer um comparativo entre as atividades desenvolvidas por cada uma e até pesquisar no mercado se sua remuneração está compatível com suas atividades. (mas, respondendo sua pergunta: funções iguais, salários iguais)

Tolo do homem que se julga dono da verdade
Tatiane Andréia Prati

Tatiane Andréia Prati

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 16 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 19:04

Bom vamos lá ver se consigo descrever , eu sou responsável pela documentação de admissão , rescisão , faço pedidos de VR , VT e VA , a parte burocrática das obras , faço os lançamentos dos salários , adiantamento , solitação de pagamento , então td que diz respeito a pagamento de funcionário , são não geramos a folha de pagamento por enquanto, tenho q apontar cartão , fazer planilhas e mandar para a contabilidade apenas lançar extras e descontos , checar td , documentação junto ao CIEE estagiários enfim Depto Pessoal, arquivo dos documentos de funcionários . Agora o Assistente , só reponsavel pelos lançamentos de NF vindas da obra, cobrar boleto caso não venha anexo , arquivo dos mesmo. A diferença de salário é de R$ 300,00. Espero q tenha sido clara...rs

A questão não é que o funcionário não mereça , mas sim se é justo essa diferença. Deixo claro que não estou desmerecendo e que ele faça menos que eu , mas eu tenho 10000 x mais responsabilidade que ele , certo??

PS : Estou na empresa há 3 anos e o mesmo 8 meses!!!

Tatiane

Elmo da Silva Moraes

Elmo da Silva Moraes

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 19:05

Só é possivel dos funcionários coom mesma função, ganharem salarios diferentes, se a diferença de registro na empresa(Admissão), for de 2 anos de um pra outro, casao contrario deve haver equiparação salarial.

Elmo

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 20:20

Elmo ! ótima observação ! porém,nota que elas estão com funções diferente (no sentido de atividades exercidas) com cargos iguais;
Tatiane ! Seu cargo se enquadra mais especificamente em "analista de RH" e o dela em "Analista administrativo ou Assistente Administrativo"
Esse mundo está cheio de tecnocratas que nunca arracaram os cabelos ou passaram a virada de ano terminando a folha de pagamento para recolher o INSS no dia 02 (como era anteriormente); esses mesmo, nunca sentiram ^"gelo" no estômago quando deu uma diferença no fatídigo SEFIP ou teve que recalcular rescisões, diferenças de férias retroativamente; são essas mesmas pessoas que ao descrever a função de um analista de RH, conseguem descrever com meia dúzia de linhas, todas as atividades desse assistente; (tipo, importa do sistema de pontos, registra o empregado, atualiza carteira, faz rescisão de contrato, guias do INSS e imposto de renda e mantem organizado a pasta funcional dos empregados), muito simples isso, não é mesmo ?
Trabalho ha mais de 30 anos em contabilidade e RH (entre outras atividades); os danos causados por erros num cargo administrativo são muito menores e mais fáceis de reparar que os cometidos no no RH.

Tatiane ! Penso que você deve negociar com seu empregador, tentando mostrar para ele o leque de atividades e responsabilidade; antes, porém, procure comparar sua remuneração com aquela praticada no mercado;

Abraço

Tolo do homem que se julga dono da verdade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade