x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.253

Distribuição de Cimento

Júlio César F. C.

Júlio César F. C.

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 09:50

Bom dia Companheiros!

Mais uma vez preciso da ajuda de vocês, tenho um cliente que tem uma empresa de distribuição de cimento (em pó/sacos), gostaria de saber se existe insalubridade para essa função?
Pois os trabalhadores estão exposto a residuos do produto.

Att.:

Júlio

Júlio César
Jarinu - SP
Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 12:28

Olá rapazes!

Referente ao exposto, conforme o anexo 13, da NR 15, da Portaria 3.214/78, do MTE, "a fabricação ou o manuseio de álcalis cáusticos enseja o pagamento do adicional de insalubridade em grau médio" (20% do sal. mínimo ou normativo/até então).

Espero ter os ajudado!

Tenham uma ótima semana!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Danilo B. Cipriano

Danilo B. Cipriano

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 13:48

Boa Tarde José Carlos,

Insalubridade ou Periculosidade é paga baseado no LTCAT (Laudo Tecnico das Condições Ambientais de Trabalho) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Esses laudos são realizados por médicou ou engenheiros de segurança do trabalho. Aconselho sua empresa a contratar uma empresa especializada em elaborar tais laudos, aí sim vocês terá base para pagar ou não o referido adicional.

Abraço..

Danilo B. Cipriano
CRA-ES: 9106
CRC-ES: 015203/0
e-mail/msn: [email protected]
Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 18:02

Sim, concordo com vocês (Danilo e Carlos), mas convenhamos, devido aos custos, nem todas empresas aderem aos procedimentos citados (PPRA e LTCAT). O que não impede o pagamento do devido adicional.

Lembro ainda, Júlio César, a empresa é obrigada a fornecer os EPI's apropriados os quais ajudam a neutralizar o produto, como luvas impermeáveis, cremes de proteção...Conforme NR 6 (Normas Regulamentadoras).

A todos, tudo de bom!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade