x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 794

Empregado ou não???

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 17:44

Pessoal,

Tenho um cliente produtor rural que, ao efetuar a colheita de milho, a colheitadeira deixa cair espigas de milho.
Para aproveitar este milho que caiu, ele faz uma espécie de empreitada, ou seja, a pessoa vai na fazenda, recolhe o milho que caiu e eles dividem o que foi recolhido em 50% para cada um.
Tenho duas dúvidas:
1º - Existe relação de emprego neste caso?? Pode haver algum problema com os fiscais do ministério do trabalho se este pessoal não forem registrados e for feito apenas um contrato de parceria entre as partes???
No meu modo de vista não há o vínculo empregatício, pois a pessoa só irá ter sua parte se trabalhar, ou seja, ele não é obrigado a trabalhar; ele recolhe o tanto que der conta; não recebe ordens do produtor rural e ainda receberá "em milho" (50% da quantidade recolhida).

2º - Para recolher o milho, a pessoa está querendo acampar na fazenda. O problema é que neste caso, ele fica em condições quase que miserável (sem uma cama adequada, sem geladeira, sem banheiro adequado, o chão é de terra batida, etc), só que ele está acostumado a isso, é o costume de quem ganha a vida desta maneira.
Será que pode haver problemas com a fiscalização, mesmo não tendo vínculo empregatício e ele estar fazendo isto para conseguir um ganho maior (para evitar perca de tempo e dinheiro com as viagens até a fazenda)???

Muito obrigado pela atenção.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 20:42

Olá Wilson.

Sei que não tem nada haver com seu questionamento, mas achei este artigo interessante, talvez ajude em algo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 21:10

Wilson ! Esse meieio (vamos dizer assim), trabalha só ou com ajuda de "auxiliares" ?

Sou contador de fazenda tbem e se fosse comigo, eu o registraria com contrato por obra certa; quanto a remuneração, você pagaria o piso e compensaria esses pagamentos na divisão da colheita (precisa ver tbem se compensa para você (ou seja, se a quantidade de milho que a fazenda vai recuperar, tornará superavitário esse contrato)

Abraço

Tolo do homem que se julga dono da verdade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade