Josemar Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde Amigos.
Compreendo que este assunto ja foi muito comentado por aqui. Mas de muitas mensagens e artigos vistos, muitos deles ja antigos ou sem um definitivo embasamento completo na minha questão.
Peço gentilmente a ajuda de voces.
Tenho uma empresa individual sendo tributada no simples nacional. Abertura dela foi no ano de 2013.
Desde então todos os meses prestei serviços a uma empresa emitindo nota fiscal. Mas nunca fiz a entrega da declaração GFIP.
Pois infelizmente a informação que eu tive, é, que eu não precisava, pois eu poderia informar no final do ano como DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS. E foi o que fiz na DASN de 2014. Mas não fiz nenhuma GFIP.
Hoje vejo que preciso declarar e corrigir os erros dela. Mesmo que não apareceram nenhum pendencia na receita federal.
1° Pergunta:
Posso optar por Distribuição de lucros ao invés de pro-labore? Ou, sou obrigado a retirada de pro-labore. Qual seria o melhor ou que terei menos dor de cabeça, e quanto aos descontos para ambos.
2° Pergunta:
Desesperadamente como que eu corrijo isto. Faço uma GFIP só do mês que eu fiz a distribuição de lucro? (FEVEREIRO.2014) e quanto as multas.
Qual o melhor a se fazer. Por favor gente, peço gentilmente a colaboração de vocês. Em vista que eu mesmo quero resolver este problema.
Obrigado.