x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 463

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 15:38

Boa tarde Naira, essa questão fica a cargo da empresa verificar com o sindicato sobre pagar ou não este adiantamento, digo isso pois o adiantamento salarial não esta prescrito em lei.

O adiantamento é cultural, foi adotado no inicio por algumas empresas para beneficiar os funcionários e depois foi adotado pelos sindicatos, mais não existe previsão legal para este assunto.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 16:08

Como o Fábio disse se constar em convenção coletiva é bom jogar neim que seja um valor menor, aqui tem um sindicato que consta a obrigação da empresa a fazer o adiantamento a todos os funcionarios, quando tem faltas eu lanço um valor simbolico só pra não dizer que não foi feito mesmo kkkk tipo o adiantamento é 400,00 eu faço de 100,00

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 16:54

O legal também seria fazer um acordo com o sindicato, tipo, quem tiver mais de 5 faltas injustificadas até o dia XX/XX não terá direito ao adiantamento salarial, até mesmo para não pagar indevidamente e a empresa sair no prejuízo, isso não precisa necessariamente envolver o sindicato, pode ser uma regra interna mais se tiver a assinatura do sindicato melhor...

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 17:01

Na convenção desse sindicato que citei ta assim:

CLÁUSULA QUINTA - ADIANTAMENTO QUINZENAL DE SALÁRIO

Assegura-se aos trabalhadores da categoria profissional, que recebem salário mensalmente, o direito de receber um adiantamento quinzenal de seu salário, equivalente a 40% (quarenta inteiros por cento) do seu valor total, por via de vale ou recibo comum.

Ai nesse caso não tem o que fazer kkkkk creio que um mês ou outro que não tiver não vai dar problemas mais prefiro evitar

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies