x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.072

Pedido de demissão aviso prévio

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 17:15

Boa tarde, amigos podem me ajudar no seguinte caso:
O funcionário pediu demissão no dia 07/03/2015, fez a solicitação de próprio punho pedindo demissão e que iria cumprir o aviso, só que a empresa ja pediu para que ele se retirasse, ou seja , não o deixou cumprir o aviso, sendo assim:
Devo deixar passar os 30 dias e fazer a rescisão para pagamento no dia seguinte ao término do aviso (sem descontar nada) estou correta?
No aguardo, obrigado

Inês Zanotti
Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 17:22

Inês, se o funcionário se dispôs a cumprir o aviso e a empresa não permite, a situação se inverte, ou seja, a empresa indeniza o aviso ao trabalhador...

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Inês

Inês

há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 09:20

Bom dia Geovania sim essa parte entendo, só não sei meu prazo para pagamento, pois posso esperar o prazo do término do aviso e pagar no dia seguinte ao término do mesmo?

Inês Zanotti

há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 09:31

Bom, num caso de dispensa pelo empregador com aviso trabalhado, caso o funcionário comprove novo emprego a empresa pode acertar na data em que terminaria o aviso. Agora, nesta situação, acredito que o prazo seja o mesmo para rescisões com aviso indenizado, 10 dias contados da demissão.

Departamento pessoal

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 11:58

Se a empresa não quer que ele cumpra o aviso ela pode simplesmente dispensa-lo e conta-se dai os 10 dias para o pagamento das verbas rescisórias.
Ela não tem que indeniza-lo, a indenização é da parte que rompe o contrato, quando um funcionário pede dispensa da empresa, fica a cargo dela decidir se vai querer que ele cumpra ou não o aviso sem a necessidade de indenização pois a quebra foi por parte dele e não do empregador, em alguns cargos são normais esta pratica pois trata de assuntos de confiança da empresa e o custo do funcionario cometer alguma sandice é muito alto para deixa-lo no cargo em cumprimento do aviso por isso a empresa o dispensa sem a necessidade de pagamento de multa.

Não existe nada na lei que diz o contrario disso...

há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 13:22

Bom, este caso já aconteceu no escritório duas vezes, tanto o sindicato da classe e a consulta que fizemos nos informaram que isto é o correto a fazer nesta situação. Inês, na dúvida consulte o sindicato de sua cidade.

Departamento pessoal

Inês

Inês

há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 13:25

Boa tarde, Geovania e Fabio, agora estou com duvida se indenizo ou não rs
Ele fez a solicitação por escrito dia 07/03, para cumprir 30 dias, a empresa o dispensou no dia 16/03, eu fiz a rescisão com 16 dias rabalhados e 27 dias indenizado, pois ele tem dois anos de empresa.
Me perdi rsr

Inês Zanotti
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 13:54

Fábio quando o funcionário quer cumprir o aviso prévio e a empresa não deixa passa a ser indenizado pela empresa, assim como se a empresa demitir e ele se negar a cumprir pode ser descontado. A resposta da Geovania está corretíssima e bem explicadinha.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade