x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.278

Desconto de IRRF em folha

Karina Soler Pinto

Karina Soler Pinto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 11:40

Bom dia!!

Gostaria de saber, se houve alguma mudança com relação ao desconto de IRRF de funcionário que está registrado em uma função na Matriz, e em outra função na filial ?? Antes, a apuração do IRRF era feito individualmente, cada qual em seu holerite. Agora, me foi passado que é para eu somar as 2 rendas e fazer a apuração do IRRF, e descontá-la na folha da Matriz. Isso pra mim não fez sentido. Vocês poderiam me ajudar?

Karina Soler Pinto

Karina Soler Pinto

há 10 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 10:41

Exatamente... eu também desconheço isso. Mas um escritório que faz a folha de pagamento para um laboratório aqui de minha cidade, onde uma amiga trabalha, descontou em folha, uma enorme quantia de IRRF alegando ter que somar as duas rendas agora. Ela se assustou e me perguntou sobre isso... eu como não sabia, perguntei aqui. Mas pelo visto, não há essa alteração e eles estão descontando errado dela.

FABIO LUIZ DE JESUS

Fabio Luiz de Jesus

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 10:52

Karina,

O que pode ter acontecido é o seguinte.
O pagamento do salário do mês, deve ser somado com o pagamento do adiantamento do mês seguinte.
Ex. Pagamento de salário do mês de fevereiro(5° dia útil) mais o adiantamento do mês de Março( dia 20).
Se for essa situação deve ser somado mesmo.
O que deve ter acontecido é que nunca fizeram essa analogia, que é a correta e resolveram fazer agora.
No imposto e renda as bases recebidas dentro do mês devem ser somadas e assim fazer o desconto do IR.

Proprietario da FLJ Consultoria Trabalhista empresarial
Karina Soler Pinto

Karina Soler Pinto

há 10 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 16:28

Fabio Luiz, eu pensei ser isto também, mas ela me trouxe os holerites de adiantamento e salário, não bateu em nada... a única lógica que achei, é que ele realmente somaram o salário que ela recebe pela matriz, o o que ela recebe pela filial, e fizeram o desconto do total. Eu, sinceramente, nunca vi isso, e não vi nada sobre alguma alteração qto a isso. Então, ainda fico com a idéia que eles estão calculando errado.

Júlio M.

Júlio M.

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 16:47

Priscila desculpe descordar mas o adto. é contado como base para calculo de IRRF sim . Inclusive pode até rete-lo proporcional na fonte no ato do pgto. do adto.
O que o Fábio quis dizer (pelo que eu entendi) é que o IRRF é por regime de caixa e não competência, então resolveram mudar e teve essa diferença.

Karina eu entendo que tem que ser centralizado sim . Mas, para melhor esclarecer por favor leia esses tópicos .

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/centralizacao.htm

economia.uol.com.br

Att.

Karina Soler Pinto

Karina Soler Pinto

há 10 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 17:00

Obrigada Julio!

Vou passar esses links para ela, porque ela está inconformada do tanto que descontou dela este mes... porque antes, eles faziam o desconto separado, então vinha em torno de R$ 30,00 de IRRF... este mês veio R$ 400 e pouco. Então vc assusta mesmo. Mas obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade