x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 9.378

Diferença Aviso trabalho X Indenizado em valores

Andre Medeiros

Andre Medeiros

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 16:48

Boa tarde!

Quando a empresa me manda embora, gostaria de saber se existe diferença de valores para o aviso trabalhado e indenizado.

Pelo o que entendi:

Trabalhado...a empresa me manda embora mas trabalho 30 dias, no final dos 30 dias recebo o aviso (um salário)

Indenizado...a empresa me manda embora mas não quer que eu trabalhe 30 dias, então já pego o aviso como se tivesse trabalhado.

É isso?

Fiquei em dúvida pois em calculadoras online, quando a empresa manda embora, o valor do aviso indenizado sempre é maior que o trabalhado.

Como pode eu não trabalhar e na rescisão levar um valor maior do que se eu tivesse trabalhado?

Obrigado

Thalita Cardoso

Thalita Cardoso

Prata DIVISÃO 5
há 10 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 17:08

André, é porque quando é indenizado pela empresa, a multa é de 01 salário de indenização mais os dias que você trabalhou até o dia do seu aviso e também entra as férias e 13° referente ao aviso prévio indenizado, além dos proporcionais que você tem direito. Deu pra entender?

Há mais felicidade em dar do que receber!
Andre Medeiros

Andre Medeiros

há 10 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 17:28

Então Thalita...

Mas quando é trabalhado eu também não tenho direito a 13° e férias proporcionais?

O que eu quis perguntar é se no montante vai ser o mesmo valor, independente do dia que será depositado.

Thalita Cardoso

Thalita Cardoso

Prata DIVISÃO 5
há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 09:05

Sim André, você tem o direito. Mas quando é indenizado vai dois 13° e duas férias proporcionais, referente ao aviso indenizado.
Você trabalhando, recebe só o normal das proporções mesmo.

Há mais felicidade em dar do que receber!
Andre Medeiros

Andre Medeiros

há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 14:51

Oi Thalita...

Obrigado pelas respostas.

Então o cara que é mandado embora e é dispensado no trabalho de imediato é aviso indenizado?

Agora, o que não entra na minha cabeça é:

Se o cara está sendo dispensado de imediato e não vai precisar trabalhar os 30 dias a seguir, porque ele leva mais dinheiro? Que desvantagem ele levou?

Pra mim seria mais coerente ele levar esse a mais caso a empresa o segurasse para trabalhar, já que não terá tempo de procurar outro emprego.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 14:57

Olá André
Boa tarde,

A opção é da Empresa.
Muitas vezes ela prefere pagar o valor e dispensar o empregado de imediato.

No fim a conta é mesma, num caso recebe antes, trabalhando, e no outro recebe na rescisão.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 16:05

Seria Vânia

Imagina assim:
Empresa dispensa o empregado no dia 01/04/2015. Ai temos duas situações:

Aviso trabalhado
Este empregado vai trabalhar de 01/04/2015 a 30/04/2015, vai receber em 01/05/2015 os 30 dias de aviso prévio + 1/12 de férias e 13º salário referente esse aviso.

Aviso indenizado
Este empregado vai trabalhar até 01/04/2015, vai receber em 10 dias os 30 dias do aviso prévio indenizado + 1/12 de férias e 13º salário referente esse aviso.

Na prática a pessoa recebe o mesmo, mas em momentos diferentes.
Aviso trabalhado = Trabalha e recebe;
Aviso indenizado = Recebe e não trabalha;

Certo?

Att,

Vânia Zaniratto

Andre Medeiros

Andre Medeiros

há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 17:07

Vânia,

Desculpa por trocar seu nome...é que trabalho com uma Valéria....hehe.

Entendi!

Era justamente isso que queria saber....se no montante dá o mesmo valor....apenas fazendo diferença a data em que recebe.

Muito obrigado!

Diferença Aviso trabalho X Indenizado em valores - Departamento Pessoal e RH

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 19:02

Vânia Zaniratto

Estava com a mesma dúvida do Andre, mas ao ler as respostas a maioria de minhas duvidas foram sanadas, mais tem uma questão que ele levantou mas que ninguém respondeu, que foi:

"Fiquei em dúvida pois em calculadoras online, quando a empresa manda embora, o valor do aviso indenizado sempre é maior que o trabalhado."

Concluindo, se o montante é o mesmo de acordo com o que se foi respondido anteriormente, porque em sites de calculadoras online o valor final é diferente?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 08:55

Paulo César
Bom dia,

Possivelmente algum erro no site que você está utilizando.
É como coloquei acima:

Na prática a pessoa recebe o mesmo, mas em momentos diferentes.
Aviso trabalhado = Trabalha e recebe;
Aviso indenizado = Recebe e não trabalha;

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: